1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

nelsonmandelaBrasil - Diário Liberdade - No dia 1º de março 310 famílias sem-terra e sem-casa ocuparam um terreno abandonado na região do Barreiro, cidade de Belo Horizonte (BH), capital do estado de Minas Gerais (MG), nascendo assim a Ocupação Nelson Mandela.


Segundo o blog oficial do movimento, a ocupação é reivindicatória de moradia digna. É composta por famílias da região "que sobrevive há muitos anos e não suportam mais a cruz do aluguel ou da humilhação que é sobreviver de favor".

Nelson Mandela consegue sua 1ª vitória

O movimento conseguiu resistir às investidas da Polícia Militar que durante todo o último sábado, dia que iniciou a ocupação, tentou despejar as famílias.

No final da tarde, após intenso processo de negociação, a nova ocupação prometeu preservar 30 metros de área, ao lado de um curso d'água, existente nas proximidades do terreno ocupado. Assim foi firmando um acordo entre as lideranças da ocupação e autoridades do estado de MG que apenas a parte de cima do terreno estará sob controle da Nelson Mandela.

A Polícia ambiental também esteve no local e confirmou que não se trata de uma área de preservação ambiental, ao contrário que foi divulgado por parte da imprensa mineira.

"Enfim, mais uma grande área abandonada, que não estava cumprindo sua função social, que estava nas mãos de empresas especuladoras, agora, está nas mãos do povo sem-terra e sem-casa", afirma Gilvander Luís Moreira da Comissão Pastoral da Terra.

Abaixo o primeiro vídeo da ocupação, feito antes de ontem, sábado:

Agora o segundo vídeo, já mostrando que a ocupação começa a ser organizar, feito ontem, domingo:

A localização exata da Ocupação Nelson Mandela é a região do Barreiro de BH, ao lado da Av. Perimetral, altura do n. 1.500, entre Vila Pinho e Vila Santa Rita. Está aberta para todo tipo de apoio e solidariedade, principalmente doações de produtos de primeiras necessidades.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.