1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

DSC 7007Portugal - Diário Liberdade - [Fotos de Luis Nunes] A greve do serviço de limpeza em Lisboa está com forte impacto. Deverá continuar até 5 de janeiro.


Greve começo às 00:00 de dia 24 de dezembro, contra a "externalização de serviços e de atribuições e contra a privatização de serviços públicos essenciais", e em luta "pelo direito inalienável do vínculo laboral dos trabalhadores ao Município" e "contra o esvaziamento de atribuições de serviços da Câmara Municipal de Lisboa".

Delfino Serras, do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (força convocante junto com o Sindicato dos Trabalhadores do Sector Público), indicou na madrugada de dia 24 uma adesão de 85%, que fez com que o impacto da greve fosse patente já desde as primeiras horas e quando ainda ficavam 12 dias de greve (até 5 de janeiro) -embora desde hoje (28/12) será apenas nos trabalhos extraordinários. Em geral, a população da capital portuguesa compreende as razões que motivam a greve e assume as conseqüências na sua vida diária.

Na quinta-feira (26/12) juntaram-se à greve, por um dia, o conjunto de trabalhadoras e trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa, denunciando as privatizações e o duplo corte de salários (via alargamento da jornada laboral e via corte direto nos rendimentos).

Os planos de privatização e para aumento de lucros do empresariado impulsados polo município lisboeta fazem, enfim, com que Lisboa seja hoje uma cidade suja e com cheiro, em uma assustadora analogia com as políticas implementadas pelo PS de António Costa à frente da Câmara Municipal.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades. Podes pagar com cartom bancário ou PayPal.

Microdoaçom de 3 euro:

 

Galeria de fotos dos piquetes

O fotógrafo Luis Nunes elaborou uma galeria de fotos para o Diário Liberdade em que se recolhem alguns dos momentos de ação dos piquetes de greve na capital portuguesa:


Created with Admarket's flickrSLiDR.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.