1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

270315 cubaNamíbia - Prensa Latina - Mais de 130 colaboradores cubanos trabalham hoje em 13 das 14 regiões da Namíbia, a maioria especialistas da saúde, afirmou Raysa Costa, conselheira Econômica e Comercial da embaixada caribenha em Windhoek.


Em 1990 começou a colaboração aqui, quando chegaram ao país 19 médicos e outros profissionais da saúde, cumprindo de uma solicitação do pai fundador e então presidente, Sam Nujoma, indicou Costa em entrevista à Prensa Latina. Explicou que ao serem estabelecidas as relações diplomáticas entre as repúblicas de Cuba e da Namíbia em 1990, foi criada a Comissão Intergovernamental para a Colaboração Econômica, Científica, Técnica e Comercial que se reuniu em 10 ocasiões até 2009.

Não obstante, nos anos subsequentes foram sendo identificados interesses em outros setores, acrescentou a servidora, que lembrou que também estão na Namíbia professores, engenheiros, arquitetos e treinadores esportivos de Cuba. "Uma cooperação que esperamos seguir aumentando", afirmou Costa.

Atualmente encontra-se em processo de assinatura pelas partes os acordos dos ministérios da Agricultura, da Educação - para estudos na área vocacional e técnica-, o Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos e Cubahidráulica, precisou.

Dos convênios vigentes o Programa de Alfabetização Eu sim Posso expira em outubro deste ano, mas esperamos sua continuação no país, acrescentou a Conselheira.

Comentou finalmente que no plano das relações econômico-comerciais entre ambas as nações estão explorando áreas de interesse.

Por exemplo -sublinhou Costa-, a Namíbia tem expressado ênfase no campo dos medicamentos e vacinas em general, produtos para o controle de vetores e para a agricultura, entre outros.

Recordou que em 2012 uma delegação namíbia participou da XXX Edição da Feira Internacional de Havana para identificar as oportunidades de negócios.

Viajaram então a Cuba representantes das áreas de Desenvolvimento Econômico, Promoção dos Investimentos e da Câmera de Comércio, do Ministério de Comércio e Indústria da Namíbia.

Além disso, representantes de 21 empresas estatais, paraestatais e privadas de setores como a agricultura, a construção; hoteleria, de moradias, parques turísticos, e reabilitação hospitalar; artesanato, cosmética e investimentos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.