1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

250215 cubaCuba - Prensa Latina - Um total de 5.449 transplantes renais foram realizados em Cuba nos últimos 45 anos, entre eles 445 com doador vivo, divulgou hoje o Jornal Granma.


O doutor Guillermo Guerra Bustillo, diretor do Instituto de Nefrologia Doutor Abelardo Buch López, declarou ao jornal que se consolidou uma rede de serviços em todo o território nacional.

Os 51 serviços de nefrologia distribuídos em todo o país, concebidos para atender tanto pacientes adultos como crianças, constitui a principal fortaleza desta especialidade em Cuba, dimensionou o especialista.

De acordo com o francês, a estrutura organizativa para o transplante renal compreende nove centros acreditados para esse atendimento. A rede é dirigida a partir do Instituto de Nefrologia pelo Centro coordenador do Programa de doença renal crônica, diálise e transplante, desde 1988.

O doutor Guerra advertiu sobre a tendência no aumento da doença renal crônica e a insuficiência renal e disse que Cuba tem atualmente três mil pacientes em diálise, os quais recebem o tratamento de forma gratuita.

Há um grupo de pacientes que, apesar do trabalho de prevenção, chegam a necessitar de métodos substitutivos da função renal, como são a diálise peritoneal, hemodiálise e transplante, e cada vez mais aumenta o número de pacientes de idade avançada e aqueles com diabetes ou hipertensão, agregou o especialista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.