1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

venezuela bernardo alvarezCuba - Prensa Latina - O envio de profissionais da saúde para combater o ébola na África constitui hoje outra decisão heróica de Cuba, afirmou da França Bernardo Álvarez, secretário executivo da Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América (Alba).


"Se há um país que tem estado presente para ajudar aos mais débis nos momentos difíceis, esse é Cuba", disse Álvarez em declarações a Prensa Latina durante sua participação na tradicional festa do jornal francês Lâ Ã-Humanité.

O funcionário de mais alto cargo desse mecanismo de integração enviou uma calorosa felicitação à nação caribenha por esta medida solidária, a qual contará, disse, com todo o apoio dos demais membros do grupo.

"Esse compromisso de ir até onde estão os mais precisados tem sido sempre o espírito do Alba, e é claramente o que se expressa nesta decisão do povo e do governo de Cuba", destacou Álvarez.

A notícia do envio de pessoal da saúde para contribuir com o esforço contra essa perigosa febre hemorrágica foi anunciada aqui por Oscar Martínez, vice-chefe do departamento de Relaciones Internacionales del Partido Comunista de Cuba.

Durante um fórum realizado no estande da Cuba Cooperación, Martínez assegurou que isto constitui uma clara demonstração do princípio de solidariedade, no qual descansa os esforços da Alba como uma ferramenta a serviço dos setores menos favorecidos da população.

Na sexta-feira passada, em Genebra, o ministro da Saúde de Cuba, Roberto Morales, informou o envio a Serra Leoa de 165 colaboradores, dos quais 62 são médicos e 103 enfermeiros, que possuem mais de 15 anos de experiência e estiveram em lugares afetados por desastres naturais e com problema relacionados a saúde.

"Sem sombra de dúvidas, a participação neste esforço de luta contra o ébola não é fato isolado, se não a continuidade do que temos feito desde o triunfo da Revolução" recordou o titular.

Detalhou que no caso concreto da África nestes momentos há mais de quatro mil cooperantes em 32 países, dos quais 2 200 são médicos.

A doutora Margaret Chan, diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, agradeceu a generosidad do governo cubano e dos profissionais que ajudarão a conter o pior surto de ébola na história.

O compromisso de Cuba é um exemplo do tipo de esforço internacional que se precisa para intensificar as atividades de resposta frente a epidemia e fortalecer as capacidades nacionais, disse Chan.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.