1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

160414 uniomVenezuela - Aporrea - Em 13 de abril de 2002, a Venezuela viveu uma experiência que poucos povos podem contar com suas próprias palavras. Dois dias antes, uma facção militar apoiada por poderosos empresários, membros de direções partidárias e sindicatos de trabalhadores submissos aos interesses patronais, armou uma conspiração que serviu, apenas por algumas horas, para assaltar Miraflores e, depois, sequestrar o presidente da Republica Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez.


No Dia da Milícia Bolivariana é comemorada a União Cívico-Militar que resgatou Chávez. Segundo Decreto Presidencial n° 7.362, datado de 12 de abril de 2010, estabeleceu-se como memória histórica daquele 13 de abril de 2002, quando foi suscitado o resgate da ordem constitucional, produto do golpe de Estado proporcionado pela burguesia contra o governo bolivariano, onde, em franca comunicação entre povo em armas e Fora Armada, numa união indissolúvel, foi restabelecida a ordem constitucional.

Este significativo e histórico fato permitiu a gênese da Milícia Bolivariana, corpo especial organizado pelo Estado venezuelano, destinado a complementar a Força Armada Nacional Bolivariana, na defesa integral da nação, para contribuir na garantia de sua independência e soberania. Por isso, se outorgou o Dia do Júbilo Nacional, como dia da Milícia Bolivariana, do Povo em Armas e da Revolução de Abril.

Golpe varrido

“Há oito anos ocorreu um acontecimento que até onde sabemos não tinha precedente na história nem da América Latina, nem do Caribe, nem do mundo. Uma espécie de milagre ocorreu aqui. Um golpe fascista, com os navios de guerra do império ianque situiados aqui mesmo (...) as cúpulas políticas, econômicas, com todo seu poder acumulado (…) um grupo de traidores que levavam o uniforme glorioso da Força Armada Bolivariana coligado com a burguesia, com o império. Toda essa força junta se lançou implacável contra o povo venezuelano, contra o Governo Bolivariano e, no entanto, em menos de 72 horas o povo de Bolívar varreu aquele golpe fascista, o império ianque e todas as forças concentradas da Venezuela”.

Essas foram as palavras expressas pelo presidente Chávez, em 13 de abril de 2010, na avenida Bolívar, em Caracas, quando foram juramentados 35.000 milicianos na celebração do Dia da Milícia Bolivariana, do Povo Armado e da Revolução de Abril.

Esse feito histórico, que resgatou Chávez e serviu para afiançar a Revolução Bolivariana, é motivo para que em cada 13 de abril se celebre o aniversário do heroísmo cívico-militar, que restaurou a República e abateu, na época, as pretensões da direita e do imperialismo de apoderar-se das riquezas venezuelanas.

Vídeo 1: https://www.youtube.com/watch?v=aDVxMvCjSoE.

Vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=VdIfz8hDPwY.

Vídeo 3: https://www.youtube.com/watch?v=LPep5mH7qkI.

Vídeo 4: https://www.youtube.com/watch?v=PPkBFfDk5oI.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.