1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

210315 repressaoColômbia - Prensa Latina - Ao menos 20 indígenas colombianos ficaram feridos durante confrontos com policiais do departamento de Cauca, que tentam desalojar os nativos de terras que consideram suas, denunciaram hoje líderes dessas comunidades.


Uma das vítimas foi transportada ao hospital de San Esteban de Caloto, enquanto as restantes sofreram feridas pelos impactos de pedras e capacetes usados pela força pública, especificamente pelo Esquadrões Móvel Antidistúrbios, assegurou o defensor de direitos humanos, Mauricio Capas, citado pelo jornal El Espectador.

Os manifestantes começaram um levantamento há várias semanas para exigir a restituição de seus assentamentos originários, inicialmente solicitam a entrega de 20 mil hectares.

Lutamos pelas causas de nossos avós, de nossos antepassados, terrenos ocupados em muitos casos pela indústria da cana-de-açúcar, explicou Feliciano Valencia, porta-voz desses grupos, em declarações à imprensa.

Nós não temos nada a negociar com o governo -disse- só pedimos que nos devolvam o que nos tiraram.

O porta-voz comentou que os índios reprovam os prejuízos causados pelas multinacionais açucareiras, as quais usurpam seus espaços milenares e geram danos ao meio ambiente.

Segundo Valencia, um dos problemas que atentam contra esses povos é o fato de que se conceba seus lares originários como reservas para o impulso da industrialização e do modelo de desenvolvimento econômico estatal e multinacional.

Adicionalmente os nativos reclamam ao Executivo cumprir com os acordos da entrega de terras como reparo pelo massacre do Nilo em 1991, onde resultaram ultimados mais de vinte integrantes da etnia Nasa, por membros da Polícia Nacional e civis armados.

Até a data fracassaram várias tentativas de diálogo com representantes governamentais pelo que os protestos continuam em vários lugares do departamento, onde o litígio envolve também grupos de afrodescendentes, mestiços, camponeses e empresários.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.