1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

310814 MuralOscarRivera2012Porto Rico - Prensa Latina - A ministra de Governo, Ingrid Vilá Biaggi, encabeçará hoje um grupo de 33 servidoras públicas do governo de Porto Rico que reclamarão a libertação do prisioneiro político Oscar López Rivera, de 71 anos de idade.


Como parte da manifestação que se realiza na capital puertorriquenha no último domingo de cada mês, o agrupamento 33 Mulheres por Oscar ÂíHasta seu regresso! conseguiu o compromisso da ministra Vilá Biaggi e de outras importantes servidoras públicas para somar ao protesto.

A prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz Soto, estará entre as mulheres que ocupam cargos públicos que demandarão do presidente Barack Obama que liberte o prisioneiro político, ao que lhe tem negado a possibilidade de uma liberdade condicionada.

Também estarão a ministra de Recursos Naturais e Ambientais, Carmen Guerreiro, e as senadoras Rossana López e Maritere González, do oficialista Partido Popular Democrático.

Igualmente coincidirá ao protesto a senadora María de Lourdes Santiago, vice-presidenta do Partido Independentista Puertorriquenho. O número 33 faz referência aos anos que López Rivera está encarcerado em prisões dos Estados Unidos, 12 deles em solitarip, por conspiração sediciosa, sem que jamais lhe tenha podido defender-se de nenhum delito de sangue.

O reclame realiza-se à entrada da Ilheta do Velho San Juan, na bifurcação para o setor turístico O Condado, onde por 33 minutos se lançam consigna em reclame da libertação do prisioneiro político.

As autoridades estadounidenses consideram que López Rivera era o principal dirigente das Forças Armadas de Libertação Nacional (FALN), que operaram em Chicago e Nova York no final dos anos 70 e princípios dos 80 do século passado.

De não ser indultado por Obama, López Rivera terá que aguardar dez anos para poder fazer uma petição de libertação.

A postura mantida pelas autoridades dos Estados Unidos é considerada um desmoralização para uma pessoa condenada por conspiração sediciosa, delito de caráter político por sua luta a favor da independência de Porto Rico.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.