1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

abelardo-moreno8Cuba - Prensa Latina - O vice-ministro de Relações Exteriores de Cuba, Abelardo Moreno, denunciou hoje perante o Conselho de Direitos Humanos o caso dos antiterroristas cubanos que cumprem longas e injustas condenações em prisões dos Estados Unidos.


Os Cinco, como são conhecidos internacionalmente, foram declarados culpados por um tribunal federal da Flórida por crimes que nunca foram demonstrados, durante um longo processo judicial coberto de irregularidades e violações dos direitos legais e humanos, declarou Moreno.

Na realidade, estes lutadores trabalhavam para impedir a realização de atos terroristas contra Cuba, bem como contra cidadãos de outros países, incluindo os Estados Unidos.

Dois dos Cinco, René González e Fernando González, saíram da prisão após cumprir integralmente a condenação que lhes foi imposta, mas Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero ainda permanecem encarcerados.

Em sua intervenção no segmento de alto nível do Conselho de Direitos Humanos, o vice-chanceler afirmou que esses cubanos foram confinados em solitária por mais de 17 meses, lhes limitaram os acessos a seus advogados e proibiram as visitas de seus familiares.

Acrescentou que durante todo este tempo eles têm sofrido à distância a perda de entes queridos, estão separados de seus familiares e deixaram de ver seus filhos crescerem, e um deles sofre de uma séria doença nos joelhos que pode afetar sua capacidade locomotora.

"O presidente dos Estados Unidos tem o poder de dispor sua liberdade imediata", afirmou o vice-chanceler cubano.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.