1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

091013 gazprom-neft t750x550Colômbia - Opera Mundi - Justiça condenou Forças Armadas por operação em março de 1999, quando três homens tentavam resgatar presos das FARC.


O conselho de Estado da Colômbia condenou nesta terça-feira (08/10) o Exército do país a indenizar em 300 mil dólares os familiares de três civis assassinados em março de 1999. Na ocasião, três homens negociavam a libertação de presos das FARC (Forças Revolucionárias da Colômbia) e levavam cerca de 80 mil dólares a fim de pagar os guerrilheiros para resolver o imbróglio. Soldados colombianos interceptaram as vítimas na cidade de Antioquia, as fuzilou e fugiram com o dinheiro.

De acordo com a sentença judicial, os familiares das vítimas têm direito de "receber indenização pelos prejuízos morais e da grave violação dos direitos humanos pelos soldados colombianos". As vítimas são Luis Fernando Londoño Gómez, Álex Ariol Lopera Díaz – na época coordenador de paz colombiano – e Manuel José Jaramillo Giraldo.

Ainda em 1999, um major e vários oficiais colombianos foram condenados à prisão pela morte e o furto dos 80 mil dólares. O caso ganhou repercussão mundial pelo reconhecido trabalho de paz das vítimas e pelo destino trágico de suas vidas – segundo investigação da Justiça, após o fuzilamento, os soldados colombianos os atiraram em um precipício. A indenização às famílias, no entanto, só veio nesta semana.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.