1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

310813 santoscolColômbia - Brasil de Fato - Dois mortos, dezenas de presos, centenas de feridos e bloqueios nas principais estradas. Esse é o cenário da greve geral dos trabalhadores rurais da Colômbia que chega ao seu décimo segundo dia.


A paralisação, que envolve desde organizações de camponeses até todos os sindicatos e movimentos sociais do país, vem sendo duramente reprimida pelas forças opressoras do Estado. Nesta sexta-feira (30), o presidente Juan Manuel Santos anunciou que enviará 50 mil soldados das forças militares para "dar apoio aos policiais".

"Ontem (29) à noite, ordenei a militarização de Bogotá e assim o farei a partir de hoje (30) em qualquer município ou em qualquer região em que seja necessária a presença de nossos soldados", declarou.

A paralisação foi motivada pela falta de acordo com o governo para investimentos no setor agrário. Os profissionais que trabalham na área de transporte, que apoiam a greve geral, aderiram também porque consideram que o governo não atende às suas demandas.

Os movimentos reivindicam ainda um diálogo com os diferentes setores, castigados pelos acordos de livre-comércio assinados pelo país. Os camponeses reclamam do abandono no qual vivem, o descumprimento de acordos por parte do governo, a erradicação do cultivo da coca – sem um plano de substituição.

Mas se depender de Santos, esse diálogo não vai ocorrer, pois ele mesmo afirmou que "com os vândalos não haverá nenhuma contemplação".

O movimento social Marcha Patriótica chegou a considerar os ataques das forças opressoras do Estado uma grave violação aos direitos humanos, e responsabilizou o presidente, o ministro do Interior, Fernando Carrillo, e o diretor geral da Polícia, Rodolfo Palomino pela violência com os manifestantes.

* Com informações da rede multiestatal TeleSur e da Prensa Latina

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.