1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

120813 indigenas venezuelaVenezuela - Adital - Dirigentes e ativistas de organizações de povos indígenas, de camponeses e de negros e negras, e demais cidadãos e cidadãos do movimento social organizado da Venezuela divulgaram uma carta ao presidente Nicolás Maduro repudiando a repressão contra o Povo Yukpa, da Serra de Perijá e, em particular, contra a comunidade Chaktapa e as famílias indígenas Romero e Fernández.


"Os Yukpa só estão lutando por sua sobrevivência como povo, por territórios, água e recursos, direitos consuetudinários e coletivos, alvos de agressão por parte de fazendeiros, criadores de gado, mineradores, das grandes empresas , do pode capitalista, que também sabotam o processo bolivariano e têm apoio das forças militares", afirmam.

O despejo territorial violento dos povos Yukpa aconteceu nas décadas de 1920 e 1970. Em 2008, houve a recuperação territorial seguida do assassinato do cacique Manuel Romero Izarra. No três anos seguintes, os indígenas Sabino e Olegario Romero, bem como Alexander Fernández, ficaram presos. Também foram feridos e assassinados outros membros da família Fernández e da família Romero.

As organizações denunciam que mais recentemente a situação se agravou com a militarização da comunidade Chaktapa e a morte de outro indígena Yukpa. A família Romero se diz temerosa por suas vidas. Há ainda a possibilidade de ocorrem enfrentamentos mais graves. Ao presidente Maduro é solicitada sua intervenção para barrar a criminalização e militarização das comunidades indígenas.

"Urge uma mudança de rumos, com pacificação, diálogo social e político sobre as demandas indígenas, além do controle da atuação militar na zona para que não seja cúmplice dos fazendeiros", declara a carta das organizações, que também pedem solução para a demanda territorial integral, coletiva e contínua dos Yukpa, o controle de seus bens naturais, além da consulta e consentimento para projetos extrativistas.

As entidades apelam ainda para a intervenção de outras organizações indígenas das Américas, do Fórum Indígena da ONU, dos Prêmios Nobel da Paz e de demais lutadores pela livre determinação indígena contra o capitalismo, o racismo e os despejos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.