1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

villalbakaosParaguai - CCLCP - Após o massacre de Curuguaty e o golpe no Paraguai, que depôs o presidente legítimo Fernando Lugo, a autocracia da oligarquia articulada com o imperialismo condenam os lutadores do povo.


Liberdade para Rubén Villalba e os demais presos políticos paraguaios!

Abaixo a nota divulgada por Rúben Villalba desde o cárcere paraguaio:

"Asunción, 25 de janeiro de 2013

Para a opinião pública nacional e internacional

Em caráter de preso político, me dirijo a todas e todos para expressar o seguinte:

Primeiro: Me declaro em greve de fome por tempo indefinido desde esta data.

Segundo: Tomei esta drástica decisão para exigir que as autoridades nacionais e em especial a Corte Suprema de Justiça, que investigue e torne clara a morte dos onze companheiros camponeses assassinados nas terras públicas de Marina Kue.

Terceiro: O interesse do ministério público é de investigar de forma parcial o massacre ocorrido, buscando responsabilizar a mim da morte de onze camponeses e de seis policiais sem apresentar uma só prova que pode comprovar minha responsabilidade pelas ações que me acusam.

Quarto: Frente a esta grave injustiça que estou vivendo junto a outros companheiros e companheiras presas pelo mesmo motivo, solicito nossa imediata liberdade.

Por último faço um chamado a todos os cidadãos honestos, trabalhadores e democráticos que me acompanhem junto com todas as organizações sociais e políticas, para que se faça justiça em memória dos onze companheiros camponeses assassinados.

Atenciosamente

Rubén Villalba

preso político de Curuguaty."

Rubén Villalba

É pai de 3 filhos, de 17, 21 e 23 anos. Nasceu e se formou como pessoa, camponês e lutador no estado de Caaguazú, até o ano de 2003, durante o qual se mudou definitivamente para Canindeyú. Ali formou vários grupos da igreja em Canindeyú, desempenhando-se como catequista.

Desde o ano de 2008, junto com centenas de famílias paraguaias sem terra, vem fazendo parte de exitosas e pacíficas recuperações de terras improdutivas, as quais têm sido posteriormente intituladas e normatizadas, segundo os critérios da reforma agrária.

Respeitado e valoroso por quem faz parte do Movimento Agrário do Paraguai (MOAPA), organização a qual se integro no ano de 2008, destacando-se por sua capacidade de escutar e se comunicar. Colaborava, entre outras coisas, com a rádio Fé e Alegria para informar sobre as reivindicações camponesas em sua zona. Solidário e ativo, Rubén Villalba acompanhou muitas atividades de apoio a quem passava por momentos ruins.

Durante o massacre de Marina Kue, o fatídico 15 de junho de 2012, foi ferido na cabeça por uma bala, ficando sem visão e audição do lado esquerdo, sem ter recebido uma atenção à saúde adequada. Hoje se encontra no cárcere, na Penitenciária Nacional de Tacumbú. No mês de novembro recém passado, apresentou um processo judicial contra Federico Franco por calúnia e difamação, logo que o presidente de fato, utilizando sua investidura de cargo, o acusou publicamente de ser "assassino", antes que a fiscalização tivesse formulado a acusação do caso de Curuguaty.

Tradução: CCLCP

Foto: Kaos en la Red


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.