1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

291212 urUruguai - Prensa Latina - Os restos do lutador uruguaio Alberto Mechoso, vítima da Operação Cóndor das ditaduras do Cone Sul Latino-americano do século passado, serão entregues hoje aos seus familiares depois de um longo processo de identificação.


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência informou que entregará em ato solene a urna que contém os restos de Mechoso, detido em 26 de setiembre de 1976 em Buenos Aires, Argentina, por forças repressivas argentinas e uruguaias.

Ele foi visto pela última vez como prisioneiro no centro clandestino de detenção conhecido como Automotores Orletti.

A identificação de Mechoso foi realizada pela equipe argentina de Antropologia Forense a partir de mostras genéticas enviadas em maio passado a Buenos Aires pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.

O ato de entrega será realizado na presença de autoridades nacionais e, segundo a Secretaria de Direitos Humanos, "significará a recuperação de um direito humano primordial, a informação a respeito da verdade, de sua identidade que foi ignorada durante décadas".

Depois, por vontade dos familiares de Mechoso, seus restos serão velados no Ateneo do Cerro, antes de ser enterrados no cemitério do Cerro na capital.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.