1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

121124 jornalistasAmérica Latina - RFI - Pelo menos 74 jornalistas foram mortos nos últimos três anos na América Latina. A informação foi divulgada nesta sexta-feira por uma organização não-governamental da Guatemala. Os dois países mais perigosos para o exercício desta profissão, Honduras e México, registraram mais da metade deste número.


O relatório da IFEX-ALC, uma rede de organizações de defesa da liberdade da imprensa na América Latina, apontou que, entre 2010 e 2012, 25 jornalistas foram mortos em Honduras e 24 no México. No Brasil, o número chegou a nove vítimas, enquanto o Equador registrou 7 jornalistas mortos. Peru e Colômbia apontaram 3 vítimas cada um ; Guatemala, duas, e Argentina, uma. Nenhum destes 74 assassinatos foi esclarecido ou penalizado.

“É necessário acabar com a cultura de impunidade e levar o direito à justiça a sério. O objetivo do relatório é de promover uma reflexão dos Estados, na esperança de que as informações divulgadas resultem em ações“, indica o documento.

Para um representante da ONG, Pedro Vaca, é necessário que o livre exercício da atividade seja garantido por medidas de proteção e justiça.

Entre os maiores fatores de risco para o jornalistas da região estão o crime organizado, a intolerância do poder público e a violência sexual.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.