1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

010712 repressom mapucheMapuche - Prensa Latina - Um idoso mapuche permanece em risco de morte, depois de ter recebido um forte golpe na cabeça durante uma manifestação na Araucanía chilena reprimida por Carabineros (polícia).


Segundo a Rádio Bío Bío do Chile, Felicindo Huaiquinao, de 70 anos de idade, ficou gravemente ferido após ser atingido por um jato de água proveniente de um veículo policial, que o fez cair e sofrer um impacto.

O fato ocorreu ontem, depois que centenas de integrantes de comunidades mapuche bloquearam uma rota principal na cidade de Temuco, capital da região da Araucanía.

Segundo emissoras locais da zona, localizada a uns 800 quilômetros ao sul desta capital, os manifestantes protestavam pelo não cumprimento de compromissos governamentais relacionados com a pavimentação de estradas em áreas rurais do território Arauco, considerado um dos mais pobres do país.

Um relatório médico divulgado hoje à imprensa assinalou que Huaiquinao foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao apresentar "um hematoma subdural agudo extenso". Nestes momentos é mantido sob coma induzido.

Paralelamente continua a tomada pacífica da sede do Fundo de Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Chile por mulheres integrantes da Aliança Territorial Mapuche que solicitaram ao organismo internacional sua mediação para que o governo retire as forças especiais da Araucanía.

A porta-voz do grupo, Mewlen Huencho, considerou que o orgão das Nações Unidas "vê passivamente a violência contra nossas crianças".

"Não desistiremos da ocupação até que a Unicef cumpra realmente seu papel de proteger os direitos de nossas crianças", afirmou.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.