1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

120426 cinco patriotasCuba - Vermelho - Um clamor de justiça adentrou vários escritórios do Capitólio, em Washington, na voz de aproximadamente vinte pessoas procedentes do Canadá, Europa e dos próprios Estados Unidos, como parte da jornada "Cinco dias pelos Cinco Cubanos", a favor da libertação dos lutadores antiterroristas presos em cárceres estadunidenses.


 

Mais de 40 senadores e congressistas receberam em seus elegantes gabinetes o pedido solidário dos ativistas, que mostraram provas testemunhais do processo judiciário arranjado, silenciado pelos consórcios internacionais da grande mídia e que constitui uma flagrante violação dos direitos humanos.

A jornada concluiu com o evento "Obama Give me Five", ao qual assistiu o ator de Hollywood Danny Glover, a reconhecida pacifista Cindy Sheehan, o ex-diplomata estadunidense em Cuba, Wayne Smith, o jornalista e advogado cubano-americano José Pertierra, o cineasta norte-americano Saúl Landau, o escritor francês Salim Lamrani, entre outros artistas e intelectuais de grande prestígio, e que foi transmitido pelo canal de internet CubaenWashington, da Justin TV.

Esse diálogo teve como fim o protesto protagonizado por centenas de pessoas, em frente da Casa Branca, com cartazes e bandeiras para enviar uma forte mensagem ao presidente: "Viagem de Libertação para os Cinco Cubanos".

Com o mesmo tema, dias antes visualizou-se um grande cartaz em apoio a Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González, colocado numa autoestrada do norte da Califórnia e outro no coração de Miami, que foi retirado pela máfia anticubana, enquanto colocava perto dali uma propaganda a favor do terrorista Posada Carriles. Também foram divulgados anúncios em jornais locais e escutados programas em torno ao caso.

Atividades similares em outros países


A londrina Trafalgar Square foi o ponto de encontro para que centenas de vozes exigissem, na Grã-Bretanha, a libertação imediata dos Heróis cubanos e a colocação de um cartaz gigante (15 metros de comprimento) por iniciativa da organização de solidariedade com Cuba, Rock Around the Blockade. Para os próximos dias foram planejadas ações em Glasgow, Escócia, e em Londres uma galeria exporá uma mostra gráfica com obras de Antonio Guerrero e Gerardo Hernández.

Na Cidade do México, dezenas de pessoas se congregaram em frente da embaixada dos Estados Unidos para clamar lemas em apoio aos jovens cubanos presos e na Rússia o movimento Venceremos entregou uma declaração dirigida ao presidente estadunidense, exigindo a libertação imediata e justiça no assunto.

Entretanto, em Manágua, o Parlamento nicaraguense aprovou uma resolução que demanda do governo dos Estados Unidos a libertação dos lutadores antiterroristas cubanos.

Também na República Dominicana, a temática centralizou o programa televisivo Rebeldes, do canal Tierra América 12.

Noutros países como a Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Itália, Peru, Turquia, Suécia e Ucrânia tivera lugar ações solidárias com os patriotas cubanos.

Da mesma forma, na Ilha maior das Antilhas, representantes das brigadas de solidariedade, integradas por mais de dois mil jovens, de 83 países, que estudam na província Villa Clara, no centro, desenvolveram um evento público sobre o tema e puseram a nu o arranjado processo jurídico.

Ainda, continuam chegando reportagens de diversos recantos do planeta que expressam o desejo unânime dos homens de boa vontade porque se faça justiça, duma vez e por todas.

Fonte: Granma


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.