1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Campeones 054 580x385Cuba - Solidários - Segundo o jornalista brasileiro Luis Augusto Símon, Cuba ficou sem o prêmio em dinheiro em que tinha direito pelo título da Liga do Caribe de basebol.


Foto: comemoração do título. Por Ricardo López Hevia - Granma/Cubadebate.

A Liga do Caribe é um campeonato que tem o patrocínio da Major League Baseball que segue as determinações do Departamento de Controle dos Bens Estrangeiros dos EUA, que diz que nenhum cubano residente em Cuba e nem organismos estatais cubanos podem receber pagamentos em dólares por qualquer tipo de transação. Gourriel, Cepeda e Despaigne, cubanos eleitos para o Jogo das Estrelas, também não receberam os prêmios.

E, para piorar, as autoridades do basebol estadunidense criaram medidas que facilitam a "deserção" de jogadores cubanos. "Não é mais preciso que peçam permissão oficial ao governo dos Estados Unidos para firmar contrato com as franquias da MLB. E os jogadores que assinarem contrato precisam declarar que não são mais cidadãos cubanos", informa Símon no "Cuba sem Barreiras".

A declaração é a seguinte: "Declaro que assumi residência permanente fora de Cuba. Além disso, declaro que não pretendo voltar a Cuba e que não me permitirão voltar. Declaro também que não sou funcionário do Governo de Cuba e que não sou membro do Partido Comunista de Cuba''.

Ainda segundo o jornalista, que agora tem um blog exclusivo sobre o esporte cubano no UOL, as decisões dos estadunidenses combatem a nova política cubana em relação à saída de jogadores para o exterior. Em relação ao Japão, por exemplo, os atletas cubanos "são liberados para jogar, através de contratos preparados conjuntamente entre as entidades esportivas dos dois países e se comprometem a voltar a Cuba para defender a seleção em competições internacionais".

Mais um exemplo que mostra que o bloqueio contra Cuba permanece bem ativo.

Cuba conquistou o título heroico no último dia 8 de fevereiro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.