1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

farc-liberaColômbia - Opera Mundi - [Vanessa Martina Silva] Militar e dois companheiros ficaram em poder da guerrilha por 15 dias; expectativa agora é sobre conversas em Havana, suspensas pelo governo.


Foto: Prisioneiros foram entregues ao Comitê da Cruz Vermelha e a representantes de Cuba e Noruega, garantidores das conversas em Havana. Por TeleSUR.

As FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o governo colombiano concluíram neste domingo (30/11) o processo de libertação do general Rubén Darío Alzate e mais duas pessoas capturadas pela guerrilha no dia 16 de novembro, em uma região de confronto. O incidente levou o mandatário Juan Manuel Santos a suspender unilateralmente os diálogos de paz travados com a guerrilha em Havana.

Alzate e as outras duas pessoas foram liberadas e estão em perfeitas condições, como escreveu o presidente Juan Manuel Santos em seu Twitter. Além do general, a guerrilha também entregou o cabo Jorge Rodríguez e a advogada Gloria Urrego, capturados junto com Alzate.

Na semana passada, as FARC já haviam libertado os soldados César Rivera e Jonathan Díaz.

Leia mais:

Governo escolheu dialogar em meio à guerra, mas chama resposta da guerrilha de atentado à paz, dizem FARC

Texto de Timoleón Jiménez, dirigente das FARC: Sejamos sérios, Santos

A expectativa agora é pela retomada dos diálogos de paz. De acordo com o governo, as conversas seriam reiniciadas logo após a libertação dos prisioneiros. Mas a insurgência argumenta que aconfiança entre as partes foi rompida com o incidente e, para que as negociações sejam retomadas, é preciso "recompor a confiança entre as partes e gerar mecanismos para que ações como esta não voltem a acontecer", afirmou o porta-voz da guerrilha Marco León Calarcá, em entrevista a Opera Mundi.

Ele acrescentou que "o governo não pode pretender retirar-se da mesa e depois voltar para dialogar com as FARC como se não tivesse acontecido nada. É preciso recompor essa confiança, gerar mecanismos e ver o que acontece quando se viola o acordo geral".

Alzate, vestido de civil e desarmado, rompeu todos os protocolos de segurança em meio à guerra ao ser capturado e por isso será convocado a prestar explicações no Senado para esclarecer as circunstâncias nas quais foi capturado pelos insurgentes, como anunciou o presidente da Segunda Comissão da Câmera Alta, Jimmy Chamorro. Autoridades do Ministério de Defesa também serão convocados a prestar esclarecimentos.

Cessar-fogo

Após o incidente com a captura do general Alzate, as FARC voltaram a insistir que o governo colombiano aceite implementar um cessar-fogo bilateral para facilitar as negociações de paz. O mandatário, no entanto disse que tal acordo é "inviável".

Na quarta-feira (19/11), quando foi celebrado o segundo aniversário das negociações, o porta-voz da guerrilha na mesa de diálogos, Iván Márquez, comentou que "o governo, tendo ordenado acirrar a ofensiva contra a insurgência, quando recebe golpes que envolve a captura de prisioneiros, tal como ocorreu [com o general] (...), suspende os diálogos. Não é admissível que quem declara guerra sem quartel, em meio a ela queira que seus soldados e generais sejam intocáveis", afirmou.

Apesar da existência da Mesa de Diálogos, não foi acordado um cessar-fogo entre ambas as partes. Santos afirmou, epetidas vezes que "Vamos negociar como se não houvesse terrorismo e vamos combater terroristas como se não houvesse negociação de paz".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.