1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

varelapresidentePanamá - Opera Mundi - [Vitor Sion] O empresário Juan Carlos Varela foi eleito presidente do Panamá nas eleições gerais realizadas neste domingo (04/05).


O anúncio foi feito às 19h40 (21h40 no horário de Brasília e 01h40 no horário de Compostela e Lisboa) com 61,2% das urnas apuradas, quando Varela, da aliança "O Povo Primeiro", formada pelo Partido Pañamenista (de direita) e pelo PP (Partido Popular), tinha 39,2% dos votos.

Apesar de ser vice-presidente, Varela não foi o candidato apoiado pelo presidente Ricardo Martinelli, com quem cortou relações em 2011, quando foi retirado do cargo de chanceler do país.

O governista José Domingo Arias, ex-ministro da Habitação de Martinelli, ficou em segundo lugar com 32%, seguido de Juan Carlos Navarro, ex-prefeito da capital Cidade do Panamá, com 27,46%. De acordo com as pesquisas divulgadas dias antes do pleito, Arias era o principal favorito, com Navarro e Varela disputando a segunda colocação. As eleições presidenciais no Panamá ocorrem em turno único.

Meia hora depois do fechamento das urnas, o presidente do Tribunal Eleitoral do Panamá, Erasmo Pinilla, anunciou às 16h30 (18h30 de Brasília) os primeiros resultados do pleito. Navarro começou liderando, mas logo foi ultrapassado por Varela, que se manteve na liderança até o final, e Arias.

De acordo com a Justiça Eleitoral, nenhum acidente grave foi registrado durante o pleito. O presidente do país, porém, escreveu em sua conta no Twitter que seu celular sofreu vários bloqueios. "Vamos ficar atentos, porque estão entrando gravações no meio das nossas conversas", afirmou Martinelli.

Quase 2,5 milhões de panamenhos estavam aptos a votar hoje para 1.648 cargos públicos. Até o momento, o índice de participação do eleitorado é superior a 75%.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.