1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

cubaCuba - Cuba Debate - O Parlamento cubano aprovou, em sua última sessão do ano, a lei orçamentário para 2014.


No segundo período ordinário de sua VII Legislatura, a Assembleia Nacional do Poder Popular aprovou, além disso, o plano da economia e o ditame sobre a Comissão Econômica. 54% dos recursos estarão destinados aos serviços sociais, particularmente em Saúde e Educação. Foram aprovados, ainda, 31,8 bilhões de pesos (similar em dólares) para gastos correntes da atividade orçamentária.

A assistência social receberá 341 milhões de pesos. Destes, 58% está destinado às Casas de Idosos e Lugares de Idosos e à atenção a seu estado de infraestrutura. O financiamento da cesta básica a preços subsidiados irá dispor de 2,4 bilhões de pesos, o que representa 314 milhões de pesos a mais da estimativa de fechamento para 2013. Da mesma maneira, se destinará recursos para financiar a substituição de importações e a exportação.

Se prevê que o déficit fiscal com que vai operar o orçamento será de 1,9 bilhões de pesos. Por isso é necessário arroxo no gasto público e otimização das empresas, de acordo com a ministra de Finanças e Preços, Alina Pedraza. Ela reconheceu ainda que o crescimento do déficit supero o Produto Interno Bruto, provocando um desequilíbrio econômico que se espera solucionar em 2015.

O comportamento estimado do orçamento do Estado e do PIB indicam que a oferta monetário irá superar em 500 milhões a demanda, e a liquidez total irá crescer entre cinco e seis por cento. Por outro lado, como prova de que se mantém o equilíbrio monetário interno, Pedraza indicou que a liquidez total em poder da população (dinheiro efetivo e depósitos em pesos cubanos e CUC e depósitos em dólares) crescerá entre seis e oito por cento, em comportamento similar a períodos precedentes.

Tradução: Jornalismo B.

Foto: Ismael Francisco.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.