1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

hondurasgovernoHonduras - Opera Mundi - TSE de Honduras desconsidera pedido do Libre e reitera partido governista como vencedor da eleição.


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de Honduras ratificou nesta sexta-feira (13/12) que o Partido Nacional, que atualmente governa o país, foi o vencedor das eleições gerais de novembro, assim como seu candidato a presidente, Juan Orlando Hernández.

Em seu relatório final sobre as eleições, o TSE, que na última quarta-feira confirmou a eleição de Hernández como presidente com 36,89% dos votos, completou seu relatório com os resultados para as Prefeituras municipais e os legisladores do Parlamento local e do Parlamento Centro-Americano.

O relatório foi divulgado pelo juiz presidente do TSE, David Matamoros, em rede nacional de rádio e televisão.

Hernández venceu a candidata do partido Libre (Liberdade e Refundação), Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, deposto em junho de 2009, que obteve 28,78% dos votos.

Em relação ao Parlamento hondurenho, Matamoros informou que o Partido Nacional (conservador) obteve 48 cadeiras; o Libre, 37; o Partido Liberal (conservador), 27; o Anticorrupção, 13; e os partidos Democracia Cristã, Inovação e Unidade-Social-Democrata e Unificação Democrática, um assento cada.

No que diz respeito aos 20 legisladores do Parlamento Centro-Americano, o Partido Nacional terá seis, enquanto o Libre terá quatro, o Partido Liberal três e o Anticorrupção dois. Os partidos Aliança Patriótica, Democracia Cristã, Inovação e Unidade-Social Democrata, Unificação Democrática e Frente Ampla Política na Resistência, obtiveram um cada.

Em relação às prefeituras municipais, o Partido Nacional ficou com 183 das 298 que existem no país, seguido pelo Partido Liberal, com 83, e o Libre, com 31.

O partido Libre, cujo coordenador é o ex-presidente Manuel Zelaya, não reconhece os resultados oficiais do TSE alegando que houve fraude contra sua candidata, Xiomara Castro.

O Libre pediu a impugnação das eleições presidenciais no TSE, mas, após sua reivindicação ser desconsiderada, Zelaya anunciou na última quinta-feira que apelará à Suprema Corte de Justiça.

Nas eleições participaram, pela primeira vez, nove partidos políticos, quatro deles criados após o golpe de Estado contra Zelaya. O presidente eleito sucederá o atual, Porfirio Lobo, no dia 27 de janeiro de 2014, para um período de quatro anos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.