1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

patinoEquador - Opera Mundi - O equatoriano Ricardo Patiño afirmou no Twitter que Edward Snowden fez o pedido a Quito. Ele não deu mais informações.


O ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, informou neste domingo (23/06) que o ex-consultor da CIA, Edward Snowden, acusado de espionagem pelos Estados Unidos e cuja extradição havia sido solicitada a Hong Kong, pediu asilo político a seu país. "O governo do Equador recebeu a solicitação de asilo por parte de Edward Snowden", escreveuo chanceler em sua conta no Twitter. O ministro não deu mais declarações a respeito ou indicou se o país irá aceitar o asilo.

O fundador do Wikileaks, Jualian Assange, também solicitou asilo ao Equador, mas não conseguiu ainda viajar para o país sul-americano. Ele permanece asilado na embaixada do país em Londres. Mais cedo, agências de notícias russas haviam dito que Snowden poderia viajar a Cuba ou Venezuela, após escala em Moscou. O grupo Wikileaks disse hoje que ajudou Snowden a sair de Hong Kong em segurança. Em 14 de junho, os EUA apresentaram três acusações de espionagem e roubo de propriedade governamental contra ele e exigiram de Hong Kong sua extradição imediata.

Em sua conta no Twitter, o Wikileaks informou que "ajudou no asilo político" do ex-técnico da CIA, "facilitando documentos de viagem e uma saída segura de Hong Kong rumo a um país democrático". Em um texto divulgado ontem pelo Wikileaks também no Twitter, Assange afirmou que a acusação apresentada pelos EUA contra Snowden "está destinada a intimidar a qualquer país que possa estar considerando defender seus direitos"

O governo de Hong Kong, que confirmou sua saída, declarou não ter "bases legais" para evitar a partida do ex-consultor de 30 anos, justificando que o governo dos Estados Unidos não entregou até a sexta-feira informações suficientes para justificar a sua detenção e eventual extradição. "Snowden deixou voluntariamente Hong Kong hoje em direção a um terceiro país de forma legal", indicou em um comunicado o porta-voz do governo, sem confirmar seu destino. O comunicado acrescenta que os Estados Unidos foram informados da partida.

Escândalo

Snowden vazou para a imprensa informações sobre programas do governo dos EUA e Reino Unido para monitorar telefonemas e acessos à internet. Ele chegou a mencionar a possibilidade de pedir asilo político à Islândia, onde operam organizações em defesa dos direitos civis em relação ao monitoramento de dados privados por parte dos governos.

Desde 5 de junho, quando foram publicados os primeiros artigos nos jornais The Guardian e The Washington Post, Snowden revelou muitos detalhes sobre o monitoramento realizado pela NSA nos EUA e no exterior. No domingo, o Sunday Morning Post assegurou que a NSA interceptou "milhões" de mensagens de texto enviadas pela rede de telefonia móvel chinesa.

A China reagiu fortemente a esta última informação. A agência Nova China chamou os Estados Unidos de o "maior vilão do nosso tempo" em termos de ciberataques. Estas acusações "mostram que os EUA, que tentaram por muito tempo apresentar-se como uma vítima inocente de ataques cibernéticos, têm-se revelado o grande vilão do nosso tempo" nesta área, de acordo com a agência oficial chinesa.

A NSA, segundo Snowden, também hackeou em 2009 os servidores da Pacnet, uma empresa com sede em Hong Kong, que administra a rede de fibra óptica mais extensa da região, bem como a prestigiada Universidade de Tsinghua, em Pequim, onde estão localizadas as seis principais redes através das quais se pode acessar informações na internet de milhões de chineses.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.