1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

eleições-cubaCuba - Opera Mundi - Um dos destaques entre os candidatos novatos é a filha de Raúl Castro, Mariela, integrante do Congresso de Havana.


Os cubanos escolhem neste domingo (03/02) os 612 membros do Parlamento. A expectativa é que 8,4 milhões de pessoas participem do processo eleitoral, que também definirá os 1.269 membros das 15 assembleias provinciais de igual número de candidatos.

A partir das 07h00 e até as 18h00 funcionarão 29.957 colégios eleitorais para que os cubanos emitam seu voto direto e secreto em urnas protegidas por "pioneiros" (crianças), "no que constitui um dos momentos transcendentais do processo democrático cubano", destacou nesta sexta-feira o jornal oficial Granma.

Embora não sejam esperadas surpresas, pela primeira vez a votação desperta algumas incógnitas, já que os dirigentes históricos do governo já têm avançada idade e devido ao limite de 10 anos para ocupar um cargo introduzido por Raúl Castro, que, com seu irmão Fidel, é um dos 612 candidatos ao Parlamento. Segundo esta regra, Raúl pode ser presidente apenas até 2018.

Um dos destaques entre os candidatos novatos é a filha de Raúl Castro, Mariela. Integrante do Congresso de Havana, aos 50 anos, ela é conhecida por sua militância em favor dos direitos gays e das mulheres no país.

Em outubro, nas eleições municipais, primeira etapa do processo em curso, 92% dos eleitores votaram, número superior ao de outros países. Nas semanas anteriores, a imprensa e a televisão publicaram fotos e breves biografias dos 612 "candidatos do povo", que participaram de mais de 5.300 encontros com eleitores em bairros e centros de emprego, segundo o Granma.

Apenas um terço dos candidatos é membro do Parlamento, segundo o jornal. Quando o novo Parlamento for constituído, ele deverá eleger entre seus membros 30 integrantes do Conselho de Estado, presidido por Raúl Castro, processo realizado normalmente no dia 24 de fevereiro, data de início da guerra de independência contra a Espanha em 1895.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.