1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

191212 santrichColômbia - Prensa Latina - [Tradução do Diário Liberdade] O insurgente Jesús Santrich, membro da delegação de paz das Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP), assegurou hoje em Havana que a mesa de diálogo com o Governo desse país mantém um ritmo bom de discussão respeitosa.


Cada parte está sentando suas posições, recolheram-se inquietações da sociedade, propostas que ressaltam a imensa preocupação dos colombianos com o latifúndio e a estrangeirização no território, sublinhou o insurgente ao iniciar uma nova jornada de conversas no Palácio de Convenções da capital cubana.

Em nome das FARC-EP, Santrich expressou a sua satisfação pelo fórum que concluirá hoje em Bogotá, abocado ao desenvolvimento agrário integral, primeiro ponto da agenda com que ambas delegações esperam chegar a um acordo pacífico que ponha fim ao conflito que impera nessa nação desde faz quase 60 anos.

No fórum, disse, a maioria das organizações expressaram sua profunda preocupação sobre a estrutura latifundiária da Colômbia e a necessidade de dar força às pequenas e médias propriedades.

Apontou que, como está estabelecido no Acordo Geral rubricado com o governo de Juan Manuel Santos no dia 26 de agosto, por cada um dos seis pontos a tratar será realizado um encontro deste tipo, que se converta em catalisador de espaços de participação popular.

A força insurgente reiterou seu desejo de dar espaço à participação popular na mesa de Havana, que cumpre hoje seu primeiro mês de trabalho.

A guerrilha anunciou que na próxima sexta-feira, ao findar o segundo ciclo de diálogos, oferecerão uma coletiva de imprensa, na qual porão ênfase sobre o papel que jogam e devem jogar os meios informativos para que contribuam para a paz na Colômbia.

A equipe governamental chegou hoje à sede onde decorrem as conversas sem oferecer declarações, como foi habitual desde que os debates começaram.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.