1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

011212 bombasColômbia - PCB - [Azalea Robles] ...De pombas brancas e sacos para cadáveres.


Diante do anúncio das conversações entre a insurgência das FARC e o governo colombiano, apresentadas com a intenção de levar à resolução do conflito social e armado na Colômbia, torna-se necessária a participação do campo popular colombiano empunhando sua bandeira mais cobiçada: a justiça social. A Justiça Social é o nome sincero da Paz, uma paz que encaminhe mudanças substanciais e não transformações superficiais e cosméticas, que nunca trarão uma paz verdadeira, podendo, inclusive, conduzir o campo popular colombiano a outro genocídio nas mãos das ferramentas estatais.

 

  • Meninas estupradas, homens superexplorados, negócios lucrativos e ‘a Paz’ numa cortina de fumaça.

 

‘A Paz’, cujo conceito é tão manipulado, tão banalizado, é, ainda assim, muito desejada. No entanto, ela não é compreendida da mesma forma em uma mansão de Bogotá e em um barraco de Buenaventura. Isso ocorre porque a guerra começa com a fome. A angústia de ver seus filhos morrerem de fome não é exatamente um ‘refúgio de paz’. As meninas prostituídas nas cidades-dormitórios das multinacionais mineiras – meninas vindas de paragens camponesas destruídas pelas escavadoras e pela ganância – tampouco vivem um cotidiano de paz ao serem estupradas e terem seus corpos e sonhos infantis invadidos por homens superexplorados e imbuídos dessa ignorância tão cultivada pela elite e difundida para as maiorias.

Tampouco pode ser considerada uma ‘situação de paz’ o assédio da delinquência comum que assola as cidades colombianas, delinquência diretamente derivada da exclusão social e da prática assassina impulsionada pelo próprio Estado, através de sua ferramenta paramilitar, acrescida da sistemática desintegração da organização popular. Cabe citar estas questões dado o quadro dantesco em que vivem atualmente países como a Guatemala, onde também ocorreram, por um lado, revoltas insurgentes contra a injustiça social e, por outro, a intervenção estadunidense e o terror de Estado para manter-se a exploração. São países em que se assinaram acordos para uma paz cosmética, sem mudanças estruturais, nos quais, hoje, as cruéis ‘Maras’ parecem ser o caminho da CIA para canalizar a raiva e o descontentamento social de milhares de jovens excluídos. Tudo que seja possível para evitar que se organizem políticamente em reivindicação de seus direitos.

 

  • O conflito social se torna armado diante do exterminio do questionamento político.

 

A elite despojadora mantém a injustiça social mediante a restrição ao acesso à educação, mediante os meios de alienação massiva e mediante o extermínio daqueles que a questionem, implantando o terrorismo de Estado. É preciso submergir nesse contexto de pilhagem e repressão, entender o motivo que levou ao levante insurgente do campo popular perante a impossibilidade de exercer a organização social e política sem sofrer perseguição. Para falar de paz na Colômbia, é preciso buscar a raíz da guerra e entender que o conflito, antes de ser armado, é social.

A paz dos negócios é a mesma que assassina as crianças com desnutrição, enquanto a Paz dos povos poria fim nos obscenos privilégios da elite e do grande capital transnacional que, vorazmente, cresce com base na pilhagem. Não se trata da mesma ‘paz’. A fome, assim como o desaparecimento forçado daqueles que buscam acabar com ela, não é uma guerra? Colocar fim à estratégia estatal de guerra suja não é questão preponderante? Não é uma guerra o terror do Estado, que empurra milhares de lutadores sociais à clandestinidade da insurgência? Não são parte de uma guerra as prisões políticas, a existência de uma ferramenta paramilitar a serviço do grande capital, a quem se entregam listas de opositores que devem ser eliminados, a tortura, o planejamento de remoções populacionais maciças pelas altas esferas? Não é possível existir solução para a situação colombiana sem considerar a coluna vertebral da violência: o terrorismo de Estado que perpetua um sistema econômico baseado no despojo da maioria. Um terrorismo de Estado anterior ao levante armado, implantado para eliminar a reivindicação social; terror que, ao fechar os espaços de participação, levou à rebelião insurgente.

 

  • “Qualquer iniciativa que pretenda conquistar a paz deve contar com a participação plena das vítimas dos crimes de Estado”.

 

O Movimento de Vítimas de Crimes de Estado expressa: “Nos últimos 50 anos de violência estrutural, o movimento de vítimas, social e de direitos humanos documentou mais de 100.000 execuções extrajudiciais, 10.000 torturas e cerca de 6 milhões de pessoas removidas. De acordo com os dados do Ministério Público existem 62.000 desaparecidos. A grande responsabilidade destes crimes é atribuída aos membros da força pública e/ ou à política de guerra suja. Por esta razão, reiteramos que qualquer iniciativa que pretenda a paz estável e duradoura, deve contar com a participação plena das vítimas de crimes de Estado (...). É indispensável que se inclua nos diálogos de paz o tema da liberdade para os (as) presos (as) políticos (as) (...) exigimos que cessem as montagens jurídicas e a injusta criminalização do protesto social”. [1]

A Colômbia sangra há mais de 60 anos porque o terrorismo de Estado age, a mais de 60 anos, impedindo as reivindicações de um povo que, apesar dos massacres, não aceita viver de joelhos nos esgotos da mediocridade, enquanto as transnacionais saqueiam o território, derrubando montanhas, envenenando rios e matando o sorriso das crianças.

 

  • Fase acelerada de acumulação capitalista a nível mundial.

 

Após o colapso da URSS, o modelo de capitalismo intensificou sua agressividade de forma exponencial. O mundo sofre o início de uma fase acelerada de acumulação de capital em decorrência da fase acelerada de expropriação e exclusão de vasta quantidade de seres humanos. Assim, torna-se necessário aprofundar o conhecimento dos mecanismos repressivos praticados nos laboratórios de pilhagem multinacional intensiva, como é o caso da Colômbia. Dessa maneira, é preciso fazer da reivindicação e da defesa do pensamento crítico um bastião de resistência ante a arremetida global do grande capital. A fase acelerada de acumulação capitalista tenta legitimar o desmantelamento do ‘Estado de bem estar’ na Europa, mediante a argúcia da ‘crise’. Paralelamente, intensifica o saque dos recursos em escala planetária e empreende novas guerras coloniais, disfarçadas de ‘intervenções humanitárias’, como a sofrida pelo povo líbio e a que as potências neocoloniais estão implantando hoje contra a Síria.

 

  • O caso colombiano: Falsa Paz alienante ou verdadeira Paz rebelde?

 

O caso colombiano lança luzes sobre diversos mecanismos repressivos (terror de Estado, paramilitarismo, legislações repressivas e entreguistas, artifícios propagandísticos e perseguição sistemática ao pensamento crítico),com os quais o grande capital aprofunda o roubo e o empobrecimento da maioria.

A paz sem justiça social é uma invenção apresentada pelas oligarquias, um contrasenso em um mundo cujo maior agente genocida e estado de guerra permanente é a fome, a miséria das maiorias correlata ao enriquecimento de uns poucos. Segundo o PNUD, 10 milhões de pessoas morrem a cada ano devido à fome ou às enfermidades derivadas da má nutrição. No mundo, mais de 925 milhões de pessoas passam fome e se produz mais comida que o suficiente para todos os seres humanos. [2] Jean Ziegler apresenta a relação desta guerra com a estrutura do capitalismo: “a cada cinco segundos, uma criança de menos de dez anos morre de fome. 57.000 pessoas morrem de fome a cada dia. 1 bilhão de pessoas tornam-se gravemente inválidas ou sofrem sequelas graves por conta da desnutrição. A agricultura mundial poderia alimentar normalmente, com 2.200 calorias diárias, 12 bilhões de pessoas, sendo que somos apenas 7 bilhões. Não existe uma fatalidade objetiva na fome. Uma criança que morre de fome é uma criança assassinada (...). A fome é pura violência estrutural, uma desordem canibal do mundo”. [3]

A Colômbia é o 3º país mais desigual do mundo. [4] Mais da metade da população colombiana sobrevive na pobreza e na indigência. Existem 8 milhões de indigentes e 20 milhões de pobres. [5] Em que pesem os malabarismos do governo com as metodologias de medição para reduzir a pobreza no papel [6], a realidade é demonstrada pelo fato de que, anualmente, morrem mais de 20 mil crianças menores de 5 anos por desnutrição. [7] A desapropriação de terras e a exploração perpetrada pelo grande capital são a raiz da guerra na Colômbia. Por isso, a paz passa, necessariamente, por uma mudança estrutural na posse da terra e nas riquezas, por um caminho para a soberania alimentar absolutamente contrário ao caminho da agroindústria e da megamineração multinacional, dinamizado pelo atual governo de Santos. Por isso, A Paz não deve ser um conceito para alienar [8], mas um conceito libertador. Não se trata de uma Paz sem justiça social, se trata de uma Paz rebelde, que busque revolucionar o estado de injustiça. O tema d’A Paz’ foi manipulado mais de mil vezes pelos sucessivos governos na Colômbia. Além disso, as negociações entre insurgência e governo sempre emperravam na hora da verdade: quando cabia ao governo aprovar uma verdadeira reforma agrária e aceitar as diversas exigências de justiça social exigidas pelas maiorias de despossuídos. As ofertas de garantias de vida às insurgências resultaram no extermínio dos reintegrados à vida civil, dos negociadores e do movimento popular por parte do Estado, como ocorreu com a União Patriótica, partido político composto de civis e guerrilheiros reintegrados, surgido depois de algumas negociações de paz. Ao menos 5.000 militantes da UP foram assassinados pela força pública e pela ferramenta paramilitar do Estado colombiano, em um genocidio planejado que é denominado de ‘Plano Baile Vermelho’ (Plan Baile Rojo). [9]

 

  • Pombas brancas e sacos para cadáveres: a contínua estratégia de propaganda do governo colombiano.

 

Diante da máquina de propaganda do governo, que nos mostra um Santos posando com pombas brancas [10], devemos ter muito claro quais acordos econômicos, quais concessões a multinacionais, que lei de impunidade para o tribunal Militar foi criada por seu governo. Devemos recordar que se trata de Santos, o mesmo que ontem posava com sacos negros contendo cadáveres, que apresentava um espetáculo de júblio macabro após o assassinato de Alfonso Cano ou com a mão decepada de um líder estudantil empurrado pela perseguição estatal para a clandestinidade insurgente (Iván Ríos). [11] O Santos que hoje aparece nas capas de jornais e revistas com pombas brancas é o mesmo que, em fevereiro de 2012, pedia desculpas ao general Plazas Guerra, a Betancur e ao exército pelo fato de alguns juízes incorruptíveis os investigarem pelos desaparecimentos de pessoas no Tribunal da Justiça [12]; é o mesmo que promove a impunidade no Tribunal Militar [13]; é o mesmo da lei 1424, que promove a impunidade aos financiadores do paramilitarismo e que libera 25.000 paramilitares da prisão [14]; é o mesmo Santos das gigantescas concessões às multinacionais e à locomotiva mineira; o mesmo do bombardeio ao Equador e o posterior assassinato, à queima-roupa, dos feridos – conforme relatam os sobreviventes do massacre em que foi assassinado Raúl Reyes, 20 guerrilheiros e 5 civis (4 mexicanos e 1 equatoriano); o mesmo Santos que continua a privatização da educação, provocando novamente uma greve educacional [15]; o mesmo Santos que nega a visita humanitária aos cárceres colombianos e intensifica o uso do aparato jurídico contra os opositores políticos; o mesmo Santos, co-responsável, enquanto ministro, pela política estatal dos chamados ‘falsos positivos’. É o mesmo. Os ‘falsos positivos’ [16] são assassinatos de civis pelas mãos do exército, que manipulam seus cadáveres, disfarçando-os de‘guerrilheiros abatidos em combate’ e usando-os na máquina de propaganda midiática, que utiliza a exibição de cadáveres como metodologia de dissuasão pelo terror. Foram documentados, ao menos, 3.345 destes assassinatos de civis, que não pararam sob o governo de Santos, de acordo com denúncias de comunidades camponesas. A oligarquia colombiana é especialista em terror e propaganda. Alternando a exibição de cadáveres com pombas brancas, fala de ‘paz’, enquanto seu braço paramilitar, equipado com motosserras, e o seu descomunal exército prosseguem com o extermínio.

 

  • Pilar legalista de Santos sustenta um regime de terror de Estado e extorsão capitalista.

 

O governo de Santos deu continuidade e aprofundou o genocídio contra o povo colombiano, implantando uma série de operações midiáticas com o intuito de legitimar seu poder. Também editou uma teia de leis que sustentam o modelo, leis que foram promulgadas em tempo recorde. O pilar legalista se constitui, especialmente, de dois grandes temas: a impunidade para os crimes de Estado e a ‘legalização do despojo’. Obviamente, cada lei promulgada é disfarçada graças à manipulação midiática, como o caso das chamadas ‘Lei de Terras’ e ‘Lei de Vítimas’ do governo Santos, apresentadas pelos meios de comunicação como um verdadeiro remédio e, no entanto, fortemente criticadas pelas organizações sociais. O Movimento de Vítimas de Crimes de Estado lembra que já são 70 reclamantes de terras assassinados sob o governo de Santos e afirma: “Consideramos que o modelo de restituição de terras na Colômbia não atende às transformações estruturais dos problemas rurais e tende a ser um mecanismo para legalizar o despojo e abandono forçado dos territórios”. [17]

Com relação às leis de impunidade, o MOVICE [sigla em español] explica: “Os escassos avanços na investigação dos crimes cometidos por agentes estatais permitiram que somente 2% dos casos fossem sancionados. O MOVICE lamenta que dentro da agenda de paz não esteja contemplado o tema de justiça e que, pelo contrário, permaneçam tramitando marcos legais da impunidade, como a ampliação da jurisdição penal militar, o que leva a não sanção de Crimes de Guerra; e a promulgação de um marco jurídico para a paz, que estabelece o não julgamento dos crimes realizados pelos agentes estatais. (…) que se suspenda a implantação de mecanismos legais de impunidade que favorecem a continuidade dos crimes de Estado”. [ibid.]

 

  • Santos conclamou a intensificação dos bombardeios; o governo rejeitou o cessar-fogo.

 

O clamor popular reivindica que as negociações de paz se façam por meio da “cessação bilateral das hostilidades” [Ibid.]. Porém, o governo rejeita o cessar-fogo: “Pedi que intensifiquem suas ações. Não vai haver nenhum cessar-fogo”, disse Santos no início de setembro, na base militar de Tolemaida [18]. Santos apela ao investimento de ataques contra a insurgência. As ferramentas para-estatais e a própria força pública investem na guerra suja contra o movimento social. Santos declarou em Kansas, em finais de setembro, que ele mesmo ordenou assassinar Alfonso Cano, e isto ocorreu logo que Cano e ele iniciaram as negociações. “Disseram-me que ele estava cercado e eu disse para mim mesmo: ‘regras são regras’. Tomei a decisão de eliminá-lo e assim o fiz”. [19] Cano foi localizado e morto durante os trabalhos de diálogo. Em 5 de setembro, os meios de comunicação anunciaram com júblilo macabro a morte de Danilo García, comandante da Frente 33 das FARC, e de mais 15 guerrilheiros, mortos em bombardeio. O ministro Pinzón dizia: “qualquer organização, grupo ou bando que se dedique ao terrorismo ou à criminalidade, que atente contra os interesses do povo colombiano, encontrará na Força Pública a resposta necessária (...)”. [20] Nota-se a linguagem do ministro, que tenta negar o caráter político e a natureza popular da insurgência ao tratá-la como ‘bando que se dedique ao terrorismo ou à criminalidade, que atente contra os interesses do povo’. O resultado é, no mínimo, perturbador. Enquanto o governo colombiano inicia as conversações com a insurgência, reconhecendo assim o seu caráter político, o discurso dos funcionários e da mídia, continua o martelar intensivo que tenta descaraterizar a realidade do levante insurgente. O caráter político das FARC fica em evidência em suas reivindicações claramente políticas. Os estigmas de “terrorismo” impostos pelo Pentágono, buscam desconhecer a realidade e fechar a possibilidade de diálogo político. Timoleón Jiménez, comandante das FARC, exige a solução política em oposição à solução governamental de extermínio:

“O principal erro de todos os processos anteriores foi o de chegar à mesa de negociações e exigir rendições, sem a vontade real de solucionar as questões que deram origem e continuam alimentando o confronto (...). A oligarquia dominante, apoiada solidamente pelos Governos dos EUA, há 50 anos, aposta no exterminio das guerrilhas. (…) Quando Santos ordena aumentar as operações não está dando satisfação aos setores de extrema direita. Ele o faz porque acredita que assim, como todos os governos anteriores, nos fará render por obra da força. Precisamente, é esse o ciclo vicioso que necesita ser rompido”. [21]

Assim, o governo continua tentando tirar, através do martelar midiático e das ‘leis antiterroristas’, o caráter político da insurgência e continua com os bombardeios descomunais. O povo colombiano tem o dever de se questionar sobre se a ‘vontade de ‘paz’’ expressa pelo governo não é mero palavrório, uma manobra para ganhar tempo e poder golpear mais duramente a insurgência e o povo organizado.

 

  • Santos designa para a Mesa de Negociações generais questinados por violação aos Direitos Humanos (DDHH).

 

Para a mesa de negociações Santos designou o General Mora e o General Óscar Naranjo, ambos fortemente envolvidos em graves violações aos DDHH. Segundo testemunhos, o general Mora Rangel estaria implicado no assassinato do humorista Jaime Garzón. A familia do humorista solicita que seja vinculado ao processo como possível mandante do crime. Além disso, Mora Rangel pode estar relacionado a outros crimes de lesa-humanidade realizados pelo grupo paramilitar ‘La Terraza’: “o Procurador 45, Delegado de Justiça e Paz, exibiu um pronunciamento público, datado de janeiro de 2001, difundido por integrantes do extinto Bando La Terraza, em que se afirma que os verdadeiros dirigentes das estruturas para-estatais eram, justamente, os generais Mora Rangel e Bedoya Pizarro”. [22] A investigação dos generais foi solicitada na audiência de acusação contra o Chefe paramilitar ‘Don Berna’, a quem “se atribui a responsabilidade no crime do humorista bogotano e de mais 31 ações militares, entre elas o massacre de cinco adultos e três menores em San José de Apartadó, em fevereiro de 2005; a morte dos investigadores do Cinep, Mario Calderón e Elsa Alvarado (...), assim como uma vintena de homicídios e remoções forçadas”. [Ibid.]

Quanto a Óscar Naranjo, anunciado como consultor externo para assuntos de ‘segurança’ no México, “Vítimas de violação aos direitos humanos e organizações não governamentais denunciam supostas ligações do também membro da DEA com grupos criminosos. Advertem que contribuiu com a consolidação do ‘terrorismo de Estado’ na Colômbia e que responde a um proceso aberto no Equador pelo assassinato de 25 pessoas, entre elas quatro estudantes mexicanos (...). Naranjo é a peça da continuidade da política de segurança exercida por Felipe Calderón, estratégia defendida por Washington”. [23] Carlos Fazio assinala que o ex-general “possui um mandato de prisão por assassinato, expedida por um Tribunal de Sucumbíos, no Equador, e foi incriminado por suas ligações com o ex-traficante do Norte do Valle, Wílber Varela, no julgamento que corre atualmente na Corte do Distrito Leste de Virgínia, nos Estados Unidos”. [24]. Naranjo foi chefe de inteligência do chamado Bloco de Busca, unidade especializada da Polícia Nacional da Colômbia. “A organização, sustentada pelas agências de segurança norte-americanas, na qual Naranjo serviu como chefe de inteligência, reeditou velhas táticas da guerra suja de contrainsurgência e estabeleceu alianças estratégicas com o cartel de Cali e com o grupo paramilitar Los Pepes. Este último, pioneiro do narcoparamilitarismo colombiano e responsável por umas 300 execuções”. [Ver 23]

 

  • Por acaso o anúncio das conversações de paz tenta esconder a crise de legitimidade do governo?

 

O extermínio da oposição é praticado pelo Estado com o intuito de manter e intensificar uma situação de expropriação e empobrecimento das maiorias em benefício do grande capital. Paralelamente ao exterminio contínuo, o governo fala de ‘conversações de paz’. Neste marco, torna-se pertinente perguntar se não se trata de um mecanismo para tentar esconder a grave crise de legitimidade vivida pelo governo Santos. Tal crise se expressa nas diferentes greves e paralisações que ocorrem, uma após outra, a nível nacional, em todos os âmbitos: desde as grandes mobilizações camponesas, de afrodescendentes e de indígenas, passando pelas comunidades mobilizadas contra as megamineradoras, os megaprojetos e a agroindústria, pelos estudantes e professores em permanente mobilização, pelos operários nas corajosas greves, até os contínuos protestos nas prisões do país. O comunicado do setor educacional produzido durante o protesto nacional, em setembro de 2012, expressa os níveis das lesões sofridas pela população, causados pelas medidas do governo Santos:

“O governo desonrou a palavra empenhada perante o FECODE e a MANE, violou os acordos trabalhistas pactuados e descumpriu o compromisso de aprobar a Reforma do Ensino Superior. Em resumo: o governo ‘enrola’ o país em matéria de educação, saúde, recursos materiais, fecha as portas do diálogo com mestres, estudantes e trabalhadores, e, paradoxalmente, anuncia o início das conversações com as guerrilhas. Considerando a grave situação em que vive o país nas esferas política, econômica, social, ecológico-ambiental, nós da Federação Colombiana de Educadores, da Mesa Ampla Nacional Estudantil, das Associações de Estudantes Secundários, das Centrais Trabalhadoras e da Comunidade Educacional (...) protestamos contra a política neoliberal expressa na: Privatização e mercantilização da educação pública, a superlotação de crianças (...); Privatização da saúde pública (…); Tratados de Livre Comércio que destróem a produção nacional; Desenvolvimento sem controle das grandes mineradoras e desavergonhada entrega dos recursos naturais às multinacionais; Estabelecimento de paraísos fiscais em favor do grande capital internacional; Favorecimento descarado ao setor financeiro; Flexibilização do trabalho que precariza o salário e as condições laborais (demissões em massa, contratos temporários, nomeações provisórias e Cooperativas de Trabalho Associado); Reformas tributárias para eximir de impostos os poderosos e descarregar pesadas cargas tributárias sobre os setores populares; Aumento das tarifas de serviços públicos; Reformas pensionistas e trabalhistas para beneficiar o grande capital e golpear o trabalhador; Violação e desconhecimento dos direitos sindicais, perseguição, assédio, desaparecimento e assassinato de professores e dirigentes sociais”. [25]

 

  • Não existe paz sem espaços de participação não letais: Terror de Estado contra a organização social é Guerra Suja.

 

A política do Estado colombiano de aplicar o extermínio contra a oposição política fecha os espaços de desenvolvimento social. É, em si, uma guerra contra a população e sua capacidade evolutiva. A Guerra Suja é a causadora do grande fluxo de vítimas que inundam a Colômbia. Esse terror de Estado se expressa em desaparecimentos forçados, montagens jurídicas, massacres, violações sexuais e outras torturas, deslocamentos populacionais maciços, calculados e planejados pelo próprio Estado, com assessoria norte-americana e israelense. Não se trata de ‘horrores de surgimento espontâneo’, mas um terror planejado para fomentar a paralisia social nas reivindicações e produzir maciços deslocamentos populacionais com uma dupla finalidade: favorecer o grande capital com terras despojadas e ‘tirar a água do peixe’, ou seja, despovoar o campo onde se encontra a base social da insurgência. Os executores deste plano são a força pública e seu braço paramilitar e não fantasiosos ‘grupos armados à margem da lei’, conforme a terminologia usada convenientemente pelo poder por isentá-lo de responsabilidades. Os deslocamentos forçados se devem aos massacres dirigidos intencionalmente contra a população, as chamadas ‘balas perdidas’, como são divulgados pelos meios de comunicação dedicados a impedir a compreensão da realidade. Existem mais de 5,4 milhões de pessoas deslocadas na Colômbia [26], vítimas do plano do terror a serviço da acumulação capitalista. É imprescindível para a paz exigir o desmonte efetivo da ferramenta paramilitar do Estado e do grande capital, a extinção dos desaparecimentos forçados, do exterminio sindical – do número de sindicalistas assassinados em todo mundo, 60% são assassinados na Colômbia sob a responsabilidade do Estado colombiano, conforme sentenciou o Tribunal Sindical Mundial [27] –, o fim da política planejada de deslocamento forçado, o fim das prisões políticas, a liberdade dos presos políticos, o fim da tortura... Colocar fim à guerra suja empreendida pelo Estado contra a população é a coluna vertebral para a paz. Só assim será possível, enfim, a construção – sem sofrer exterminio – das reivindicações pelas necessárias mudanças estruturais necessárias à Colômbia.

 

  • Simón Trinidad: eleição simbólica que coloca em destaque a ingerência dos EUA.

 

A insurgência das FARC elegeu para a mesa de diálogos Simón Trinidad [28], colombiano preso político nos EUA. Sua participação poderia ser possível se o governo de Santos realmente gerisse o país. Trinidad é especialista sobre tema da terra, soberania alimentar e necessidade de uma reforma agrária. Esta eleição evidencia que o tema dos presos políticos é medular, tanto do ponto de vista humanitário, como do ponto de vista das liberdades políticas. O caso de Simón Trinidad simboliza a perseguição à oposição política, além da ingerência onipresente dos EUA nos assuntos da Colômbia. Antes de ingressar nas FARC. Simón Trinidad – cujo nome de nascimento é Ricardo Palmera –, era um político liberal e humanista que se uniu ao partido político União Patriótica (UP). Porém, o partido UP sofreu extermínio por parte do Estado colombiano e Ricardo Palmera entrou para a clandestinidade, antes de seguir para o exílio, para salvaguardar sua vida e continuar a luta política por seu povo. Foi capturado no Equador e ilegalmente entregue à Colômbia e, logo, aos EUA, sendo obrigado a acatar uma vergonhosa lei de extradição de cidadãos colombianos aos EUA. No momento de sua captura, Trinidad coordenava uma ajuda humanitária aos presos. Nos EUA, sofreu vários processos políticos, nos quais tentaram condená-lo por narcotráfico, acusação absurda, que não pode ser comprovada. Finalmente, sua condenação política – e descomunal – foi por conta do ‘sequestro’ de 3 contratados de empresas de segurança dos EUA vinculadas à CIA, mercenários que as FARC sempre consideraram presos de guerra, pelo fato de serem parte da influência bélica norte-americana contra o povo colombiano. Trinidad está encarcerado nos Estados Unidos, em condições de tortura.

A ingerência norte-americana na Colômbia é um fator determinante para a conformação e permanência do terrorismo de Estado, e, portanto, da guerra. O Estado colombiano é  o segundo maior receptor de ajuda militar estadunidense no mundo, ficando atrás apenas de Israel. O adestramento com técnicas terroristas de ‘contrainsurgência’ e a sinistra doutrina do ‘inimigo interno’, que fazem parte do ensinamento das forças militares colombianas, vêm de ‘formadores’ estadunidenses. A estratégia paramilitar se encontra contemplada nas diretrizes norte-americanas para a Colômbia. [29]

 

  • Presos políticos: os presos da Guerra Suja.

 

A libertação dos presos políticos seria um gesto concreto para a paz. Os 9.500 presos políticos [30] são seres cujo silenciamento é o outro lado das grandes cifras de negócios que obtém as transnacionais na Colômbia.

A situação nas prisões colombianas é dantesca. Os presos sofrem tortura, padecem com um nível de superlotação de 47% [31], vivem em condições de insalubridade extremas, sofrem violação, não são classificados em clara violação ao DIH por parte do Estado – inclusive, sendo encontrados presos políticos em propriedades paramilitares, utilizadas como método de tortura, o que coloca em perigo suas vidas.

Os presos sofrem o isolamento familiar como forma de castigo, extradição, chantagem com a vida dos seus familiares caso se neguem a apresentar falsos testemunhos contra outros lutadores sociais em julgamentos políticos implantados pelo Estado colombiano contra jornalistas, sindicalistas, líderes camponeses, etc. Milhares de pessoas são acusadas e presas sem julgamento, no que é qualificado como ‘sequestro estatal’. [32] São inúmeros os presos morrendo por terem assistência médica negada. Alguns padecem de enfermidades terminais e outros são feridos de guerra, sendo abandonados à gangrena. [33]

Diante da dramática situação penitenciária, os presos iniciaram, em agosto de 2012, uma greve de fome nacional por tempo indeterminado, exigindo a Mesa Nacional de Acordo Carcerário com a participação doMovimento de Presos. [34]. Clamam contra a tortura, a extradição, as montagens jurídicas. Além disso, os grevistas exigem a classificação dos internos, a redução de 20% nas sentenças, a devida assistência médica, o necessário esvaziamento das celas, que passa por questionar sobre a utilização do aparato judicial como arma de guerra do Estado e não pela construção de mais prisões, etc. Já se vão meses de protesto carcerário nacional, com vários presos em greve de fome cujas vidas perigam, sem que o governo tenha dado a mínima demonstração de diálogo, limitando-se a reprimir duramente os protestos. Os presos continuam sendo empurrados para a morte. O preso político Alexander Martínez faleceu em 24 de agosto de 2012, por ter assistência médica negada. [36] Em setembro, as vítimas por negação de assistência médica foram Pedro Julio García, em 3 de setembro [37], Estiven Agudelo, no dia 17 [38], e o preso político Saúl Balcárcel Albarracín, falecido em 18 de setembro. [39]. Alerta-se sobre uma possível epidemia de tuberculose em várias prisões.

Os presos fazem um chamado aos organismos internacionais, para que pressionem: “que evitem mais mortes e suspendam as práticas de repressão e torturas coletivas e individuais a que são submetidos os presos de forma sistemática (...). A superlotação em alguns pavilhões (...) supera em 400%, o nível nacional alcança 47%. Pedimos aos organismos internacionais porque, em nosso país, somos ignorados pelo Estado, que nos fecha as portas para a obtenção de possíveis soluções a tão dramática crise humanitária (...). Diariamente registramos dezenas de novos enfermos em estado crítico, sem ser atendidos por médicos, nem receber nenhum medicamento. (...) em um ano, morreram mais de 80 internos em total abandono, a maioria por falta de assistência médica. O mais grave é que tudo permanece na mais absoluta impunidade (...). Nossos companheiros e companheiras, dia após dia, adoecem e vão morrendo lentamente, como simples animais encarcerados (...)”. [40].

 

  • Perguntas a serem feitas nas conversações de paz.

 

Visando a paz, é um imperativo ético questionar-se sobre as causas da guerra. Sabendo que a raiz da guerra é a expropriação e o empobrecimento com o intuito de beneficiar o grande capital, somados à repressão descomunal à reivindicação social e política, surgem as seguintes perguntas de fundo:

Realmente será contemplada uma paz integral e, com honestidade, será possível debater acerca das necessárias mudanças estruturais ou, mais uma vez, o governo abortará os diálogos no momento de concretizar as ditas transformações?

Poderão ser deixadas para trás as concessões outorgadas pelo governo às multinacionais, concessões que estão diretamente vinculadas ao despojo de terras camponesas, a própria raiz da guerra?

Podemos esperar o debate de uma mudança no modelo depredador do meio ambiente e da população, ao menos sobre questões relativas ao TLC, soberania alimentar, sementes, reforma agrária, o fim das ofensivas de despojo contra o campesinato, perpetradas pela ferramenta paramilitar, cuja conivência com o exército está mais que clara? Podemos esperar uma verdadeira reforma agrária ou permanecerão os maciços deslocamentos forçados das populações, cuja finalidade é aumentar as macro-explorações multinacionais?

Podemos esperar um efetivo desmonte da estratégia paramilitar ou a farsa da renomeação e das falsas ‘desmobilizações’ continuará? Podemos esperar justiça para os crimes de Estado ou continuarão as leis de impunidade para as forças militares e paramilitares a serviço do grande capital?

Podemos esperar o fim das prisões políticas e a libertação de milhares de presos políticos, assim como o fim do desaparecimento forçado? Ou estamos diante de outra artimanha governamental para ganhar tempo, desmobilizar a luta social e acertar duros golpes à oposição?


NOTAS:

No caso de não figurarem as notas completas na presente publicação, consultá-las emwww.azalearobles.blogspot.com.

[1] Comunicado do Movimento de Vítimas de Crimes de Estado, 9 de setembro de 2012:http://www.movimientodevictimas.org/documentos/conclusiones-encuentros/item/2810-declaración-movice-un-proceso-de-paz-con-participación-de-las-v%C3%ADctimas.html

[2] 2010, PNUD: no mundo, 925 milhões de pessoas passam fome. O FMI apontou que de hoje a 2015, é provável que aumentem em 1.200.000 o número de mortes de crianças menores de cinco anos por falta de alimento.

http://www.fao.org/docrep/013/i1683s/i1683s.pdf // http://www.fao.org/news/story/es/item/45291/icode/// http://no-mas-hambre.blogspot.com.es/2012/01/fao-augura-mas-hambre-en-2012.html

[3] 'Destruição em massa. Geopolítica da fome’, Ziegler, 2012. “A fome não é uma fatalidade, é um assassinato”. Ex-relator especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação e atual membro do Comitê Consultivo de DDHH: “a fome é pura violência estrutural”.

10 multinacionais controlam 85% do comercio alimentício do mundo:

http://no-mas-hambre.blogspot.com.es/2012/05/el-hambre-como-tragedia.html

“A cada cinco segundos, uma criança com menos de dez anos morre de fome. 57.000 pessoas morrem de fome a cada dia (…). A agricultura mundial poderia alimentar normalmente, com 2.200 calorias diárias, 12 bilhões de pessoas. Somos 7 bilhões (…). Uma criança que more de fome é uma criança assassinada. Nos subúrbios, em Lima, Sao Paulo, Manila…onde vivem 1,6 milhões de pessoas em estado de extrema pobrezam as mães devem comprar com muito pouco dinheiro a alimentação. Devido à especulação aliementícia que fez crescer os preços dos alimentos, o milho aumentou 63%, a tonelada de arroz das Filipinas aumentou 94% e a tonelada do trigo duplicou seu preço. A consequência são os beneficios astronómicos dos hedge funds que migraram dos mercados financeiros, depois das imensas perdas de 2008 e 2009, as bolsas de matérias primas, especulando descaradamente e legalmente com o milho, o trigo, o azeite de palma”.

http://www.lavanguardia.com/libros/20120527/54300351384/jean-ziegler-hambre-espana-generacion-debiles.html

http://www.20minutos.es/noticia/1487418/0/ziegler/entrevista/hambre/

J. Ziegler. A fome não é uma fatalidade, é um assassinato:

http://www.youtube.com/watch?v=vCyHsDMJaVY

[4] Colômbia: 3º país com maior desigualdade social do mundo:

http://www.semana.com/nacion/desigualdad-extrema/153207-3.aspx

[5] 8 milhões de indígenas e 20 milhões de pobres. O estudo de MESEP, Pobreza e Desigualdade 2009, contabilizou oito milhões de colombianos na infigência e 20 milhões de pobres. Nas zonas rurais, de cada 100 lares, 65 são considerados pobres e 33 vivem na indigência.

A Colômbia possui 20 milhões de pobres, 70% da população vive em condições de pobreza e miséria:

http://www.elespectador.com/impreso/temadeldia/articuloimpreso200984-colombia-tiene-20-millones-de-pobres

[6] A nova pérola do Governo Nacional: na Colômbia, aquele trabalhador que ganha $ 190.000 ao mês, já não é pobre por arte da magia na nova medição da pobreza. O Coletivo de Economia da Universidade Nacional se propõe a recolher os testemunhos dos afetados diretamente por esta medida.

Nova Linha de Pobreza na Colômbia: http://www.youtube.com/watch?v=b5dd5fzkJyM

Cresce a polémica sobre a fórmula para medir a pobreza na Colômbia. 14 de setembro de 2011.

http://www.portafolio.co/economia/crece-polemica-formula-medir-la-pobreza-colombia

‘Com a velha metodologia, o valor máximo para ser considerado pobre era 281.384 pesos mensais; para ser considerado indigente, era de 120.588 pesos’, agora, por mágica da nova medição, os que ganham menos de 281.384 já não considerados pobres. Apenas aqueles que ganham menos de 187.079 mensais são considerados pobres. ‘Com a nova medição, o governo reduz as cifras oficiais. Os 16,4 milhões de colombianos classificados como pobres tiveram no ano pasado (2011) receberam individualmente no máximo 187.079 pesos, cifra que se reduz a 83.581 pesos para os 5,4 milhões considerados indigentes. As linhas de pobreza se reduziram em, aproximadamente, a terça parte, no que se refere a anunciada em 2009, com a metodologia antiga’. As novas cifras excluem milhões de colombianos do registro, inviabilizam suas carências: ‘Apontam que, no ano pasado, a pobreza alcançou 37,2% dos colombianos e a etrema pobrezam 12,2%’, obviamente, cifras muito mais baixas que as encontradas nas medições feitas com a metodologia anterior.

2012 Pobreza na Colômbia: Cifras e realidades. Mudar a medição da pobreza para eliminar a pobreza das estatísticas, enquanto, na realidade, ela cresce. Outro ‘falso positivo’ do Santismo para mostrar um bom governo, enquanto empobrece o país com a entrega dos recursos às multinacionais e continua o etermínio sindical. Combater a pobreza ou escondê-la? A mudança das metodologias para a medição de pobreza não soluciona a realidade dos colombianos. http://www.youtube.com/watch?v=7SaExPWWEjA

[7] De cada 100 mães deslocadas gestantes, 80 padecem de desnutrição crônica. Segundo o director regional da UNICEF, Nils Kastberg, anualmente, cerca de 20 mil crianças morrem de desnutrição na Colômbia.

http://luchanacionalcontraelhambre.blogspot.com.es/2010/06/desnutricion-infantil-que-no-deja.html

http://www.panamaamerica.com.pa/notas/643916-ninos-siguen-falleciendo-por-falta-de-atencion

Colômbia: pobre entre os pobres: http://alainet.org/active/33960⟨=es

[8] Manipulação de conceitos ‘Guerra e acumulação capitalista: Semântica, cosmética e genocídio’:http://azalearobles.blogspot.com.es/2012/06/guerra-y-acumulacion-capitalista.html

[9] Extermínio físico do partido político União Patriótica: 5.000 pessoas assassinadas pelas ferramentas paramilitares e oficiais do Estado, o genocídio consta na CIDH como Plano “Baile Vermelho”. Documentário: http://www.youtube.com/watch?v=QVL54FcZq5E&feature=gv

[10] Pequeno exemplo da ação propagandística: http://www.semana.com/nacion/sabe-del-proceso-paz/183851-3.aspx

[11] Santos e pagamento de recompensa pelo assassinato de Iván Ríos:

http://www.youtube.com/watch?v=VAaDoosA43s

[12] Perdão para as Vítimas não para os culpados. Indignação de familiares de vítimas:http://www.youtube.com/watch?v=_B-O5VYysy0

Entrevista concedida por Rafael Barrios, advogado das vítimas do holocausto do Palácio da Justiça."Santos defende Belisario Betancourt porque perante a justiça, ambos possuem rabo preso":http://www.rebelion.org/noticia.php?id=144969

[13] Impunidade e Tribunal Militar sustentado por Santos:

http://www.rebelion.org/docs/150986.pdf

Santos defende o Tribunal Militar, antes e depois de sua eleição:

http://www.youtube.com/watch?v=SsCBpJbCW0k

Asseguram que Tribunal Militar aumentaria a impunidade na Colômbia:

http://www.youtube.com/watch?v=aZNXw2kBXi8

Agosto de 2012. Santos se compromete a estimular imediatamente o Tribunal Militar para uniformizados:

http://www.caracol.com.co/noticias/actualidad/santos-se-compromete-a-impulsar-fuero-militar-inmediato-para-uniformados/20120815/nota/1744703.aspx

[14] O coelho de Juan Manuel Santos: Outra lei de impunidade para paramilitares e seus financiadores: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=120510

Governo presenteia com impunidade sua ferramenta paramilitar: indulta mais de 25.000 paramilitares com a LEI 1424:

http://www.es.lapluma.net/index.php?option=com_content&view=article&id=2373:gobierno-brinda-impunidad-para-su-herramienta-paramilitar-santos-indulta-mas-de-25000-paramilitares-con-ley-1424&catid=90:impunidad&Itemid=422

Lei 1424: O Governo decreta uma vergonhosa Lei de impunidade que favorece mais de 25.000 paramilitares: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=131998

http://notimundo2.blogspot.com/2011/06/parauribismo-gobierno-firmo-vergonzosa.html

[15] Protesto nacional no setor educacional: http://www.fecode.edu.co/index.php/noticia-informativa-2

[16] ‘Falsos positivos’ são assassinatos de civis perpetrados pelo exército, cujos cadáveres são apresentados como “guerrilheiros abatidos em combate” em montagens militares. No jarão militar, estes assassinatos são denominados como ‘falsos positivos’, pois os militares reportam como ‘positivo’ o cadáver do opositor insurgente. A prática é implantada pela guerra suja e psicológica contra a população colombiana, através da exibição incessante de cadáveres nos meios de comunicação, em condições degradantes (em sacos pretos, alinhados no chão). A diretriz 029 estimula a apresentação dos cadáveres pelos militares através de um mecanismo de recompensa. Com a degradação da humanidade do opositor e com a permanente exibição de cadáveres, se busca a ‘dissuasão pelo terror’. Há, pelo menos, 3.345 casos documentados sobre assassinatos de civis pelas forças militares. Atualmente, continua se produzindo estes crimes de Estado. Mais de 3.000 ciis foram assassinados pela Força Pública entre 2002 e 2008. Informe sobre os falsos positivos: A guerra se mede em litros de sangue,FIDH e Coordenação Colômbia Europa Estados Unidos, 31-05-2012:

http://www.rebelion.org/docs/150547.pdf

Documentário ‘Falsos positivos – Crimes verdadeiros’:

http://www.youtube.com/watch?v=YJvLVm4l8fc&feature=player_embedded

Maio de 2011. Mayo 2011, Informe especial Falsos Positivos. O Cinep afirma que aumentaram as vítimas de assassinatos de civis pelas mãos de militares:

http://www.rebelion.org/docs/128090.pdf

Maio de 2012. Coordenação Colômbia -Europa-Estados Unidos, ‘Desaparecimentos forçados na Colômbia’, ‘Falsos positivos’: :http://www.rebelion.org/docs/150986.pdf

“Entre 2002 e 2008, as execuções extrajudiciais foram levadas a cabo, em grande escala, em todo o território nacional, seguindo um padrão específico de ação. As vítimas foram, em sua grande maioria, camponeses (…) retirados à força de suas casas pelo Exército, inclusive tendo como testemunhas os próprios familiares. Sempre que perguntado sobre a vítima nas bases militares, o Exército se negou a fornecer informações sobre o paradeiro. Não obstante, o corpo da pessoa só aparecia posteriormente, apresentado como guerrilheiro morto em combate, sem documentos de identidade e, às vezes, em um município diferente. (…) A maneira coordenada em que atuaram as forças militares nos casos dos falsos positivos, denota o caráter deliberado dos crimes cometidos (...). De acordo com os dados da Mesa de Trabalho sobre Execuções Extrajudiciais do Observatório da CCEEU, estima-se que, entre 2002 e 2008, tenham sido cometidas 3.345 execuções extrajudiciais, seguindo este padrão. Muitos deste corpos continuam enterrados como indigentes em diferentes cemitérios do país e, na prática, se encontram desaparecidos para seus familiares”.

Diretriz ministerial 029 e recompensas pelos cadáveres:

http://www.viva.org.co/cajavirtual/svc0136/index%20-%20pagina%201.html

http://www.elespectador.com/opinion/editorial/articulo87344-directiva-ministerial-029-de-2005

Sistema de recompensas. A diretriz da discórdia:

http://m.elespectador.com/impreso/politica/articuloimpreso87234-directiva-de-discordia

[17] http://www.movimientodevictimas.org/documentos/conclusiones-encuentros/item/2810-declaración-movice-un-proceso-de-paz-con-participación-de-las-v%C3%ADctimas.html

[18] Santos pediu às Forças Militares e à Polícia que intensifiquem suas ações:

http://noticiasunolaredindependiente.com/2012/09/06/noticias/presidente-santos-pidio-a-las-fuerzas-militares-y-la-policia-que-intensifiquen-sus-acciones/

http://notimundo2.blogspot.com.es/2012/09/conflicto-social-y-armado-dialogos-de.html

[19]http://www.elespectador.com/noticias/politica/articulo-377188-alfonso-cano-fue-quien-busco-santos-dialogos-de-paz

http://www.lanacion.com.co/2012/09/25/‘alfonso-cano’-habia-inicio-contactos-de-paz-santos/

http://kaosenlared.net/america-latina/item/32326-video-colombia-el-perverso-gobierno-de-santos.html

[20] Morree m bombardeio o chefe da Frente das FARC:

http://www.telesurtv.net/articulos/2012/09/05/muere-en-bombardeo-jefe-de-frente-de-las-farc-y-gran-amigo-de-timochenko-1533.html

[21] Entrevista concedida por Timoleón Jiménez à VOZ:

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=156360

[22] Ex-General Mora Rangel acusado pelo assassinato de Jaime Garzón:

http://www.contravia.tv/Ex-General-Mora-Rangel-acusado-del

Dois generais do Exército aparecem vinculados aos paramilitares que praticaram o crime. Podem investigar Jorge Enrique Mora e Harold Bedoya pelo assassinato de Jaime Garzón:http://www.verdadabierta.com/component/content/article/4205-magistrado-pide-investigar-a-mora-rangel-y-a-bedoya-por-asesinato-de-jaime-garzon

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=155673

[23] Óscar Naranjo, general colombiano, apontado por violação aos DDHH, será peça da continuidade da “guerra” contra o narcotráfico no México: http://contralinea.info/archivo-revista/index.php/2012/07/24/oscar-naranjo-la-pieza-de-la-continuidad-de-la-guerra-contra-el-narcotrafico/

[24] Carlos Fazio, “Baseada em corrupção e mentiras, a história do colombiano Óscar Naranjo”:http://www.jornada.unam.mx/2012/06/30/politica/002n1pol

[25] http://www.fecode.edu.co/index.php/noticia-informativa-2

[26] Abril de 2012. No ano de 2011, o número de removidos na Colômbia chegou a 259.146. No entanto, a cifra total é superior a 5.445.406, segundo denunciou a Consultoria para os Direitos Humanos e do Deslocamento, em seu informe anual “Deslocamento crescente e crise humanitária invisibilada”, que considera os casos apresentados no país desde 1985. Deslocados na Colômbia chegam a 5,5 milhões, diz CODHES:

http://www.noticiascaracol.com/nacion/articulo-262261-desplazados-colombia-llegan-a-55-millones-dice-codhes

A Colômbia é o país com mais refugiados do hemisfério e o 1º com o maior número de deslocados internos do mundo. A CODHES relata 5,28 milhões: http://kaosenlared.net/america-latina/item/23776-colombia-es-el-pa%C3%ADs-con-más-refugiados-del-hemisferio-y-el-1er-pa%C3%ADs-del-mundo-con-más-desplazados-internos-del-mundo-codhes-reporta-528-millones-de-desplazados.html?tmpl=component&print=1

2011. Pior que o Sudão, Iraque ou Afeganistão (VÍDEO): Colômbia é o país com maior número de deslocados e refugiados internos:

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=129586&titular=colombia-es-el-pa%EDs-con-m%E1s-desplazados-y-refugiados-internos-

http://www.codhes.org/

“11,42 % da população colombiana se encontra deslocada de maneira forçada” (20-06-2011):

http://www.rebelion.org/docs/130767.pdf

[27] Maio de 2012. Pelos homicidios, torturas e atentados contra a liberdade sindical: o Tribunal Mundial de Liberdade Sindical condena o Estado colombiano:

http://www.parentesiscali.blogspot.com.es/2012/05/sentencia-condena-al-estado-por.html

“O TSM resolve: Condenar o Estado da República da Colômbia por ser responsável pelas violações sistemáticas do princípio de Liberdade Sindical, na qualidade de autor direto, coautor e cúmplice de homicídios, lesões, torturas, privações ilegítimas de liberdade, atentados, ameaças, demissões e represálias tendo como motivo o exercício da atividade sindical”: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=150464&titular=el-tribunal-mundial-de-libertad-sindical-condena-al-estado-colombiano-

Convocatória do TSM e demanda contra o Estado colombiano:

http://www.marchapatriotica.org/index.php?option=com_content&view=article&id=523:tribunal-mundial-de-libertad-sindical-colombia&catid=37:en-la-marcha&Itemid=94

TSM condena o Estado colombiano: A liberdade sindical na Colômbia, uma farsa:

http://parentesiscali.blogspot.com.es/2012/05/informe-especial-tribunal-mundial.html

“60% dos sindicalistas existentes no mundo todo são assassinados na Colômbia. Esses sindicalistas são assassinados por uma violencia histórica, estrutural, sistemática e seletiva que se converteu em pauta de comportamento do Estado colombiano. Um genocídio contra o movimento sindical colombiano”. Informe CUT, 2011:

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=120921

Informe de fevereiro de 2012, CUT:"As estatísticas não param de somar mortos ao triste e desonroso recorde que o país ocupa. São mais de 3.000 assassinatos de sindicalistas, desde a criação da CUT no ano de 1986”:

http://cut.org.co/pdf/subdirectivas/valle/reaccionessindsuizos2012/informeddhh.pdf

Renan Vega Cantor, ¡Sindicalicídio! Um conto (pouco imaginativo) do Terrorismo Laboral, 2012:http://www.rebelion.org/docs/147552.pdf

http://www.es.lapluma.net/images/stories/documents_periodicos_app/147552.pdf

Janeiro de 2012. A.Vanegas, CUT: “A Colômbia é o país mais perigoso para o exercício sindical e, também, para os líderes deslocados que exigem restituição de terras, para os defensores de direitos humanos e líderes estudantis. Os massacres persistem. No ano anterior, aumentou em 30% a incidencia de massacres na Colômbia”.

http://www.anthoc.org/index.php?option=com_content&view=article&id=3700&catid=6&Itemid=21

Informe PNUD 2011- 2012: Desde 1984, 2.800 sindicalistas foram assassinados na Colômbia. A Escola Sindical Mundial adverte que estes números estariam, inclusive, desatualizados e apresenta outros dados:http://www.tercerainformacion.es/spip.php?article34980

Folha de roteiro de assassinatos, governo Santos: ‘1 ativista assassinado a cada 3 dias. Os fatos pesam mais que as palavras’. Lista copilada por Justice For Colombia:

http://www.justiceforcolombia.org/downloads/killing-sheet-June-2011.pdf

Encontro Nacional do Departamento de Direitos Humanos da CUT. I Semestre de 2012:

http://www.cut.org.co/index.php?option=com_content&view=article&id=1457:encuentro-nacional-del-departamento-de-derechos-humanos-de-la-cut-i-semestre-de-2012&catid=48:departamento-derechos-humanos-y-solidaridad&Itemid=112

Workers Uniting repudia assassinatos de sindicalistas colombianos:

http://www.cut.org.co/index.php?option=com_content&view=article&id=1410:workers-uniting-rechaza-asesinatos-a-sindicalistas-colombianos&catid=48:departamento-derechos-humanos-y-solidaridad&Itemid=112

[28] Simón Trinidad fala do cárcere nos EUA, parte 1:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KUItj1fRpqQ

2: http://www.youtube.com/watch?v=Q5R7Bener_4&list=UULh_XBIYDUkzwwNCjDy9JYg&index=15&feature=plcp

Extrato de “Simón Trinidad: o homem de Ferro”, por J.E Botero:

http://www.elecodelospasos.net/article-simon-trinidad-el-hombre-de-hierro-51166226.html

[29] Após a visita da Missão Yarbourought, do exército estadunidense (feveriro/ 62), e das diretrizes secretas que o mesmo deixou consignadas, o Estado colombiano adotou uma estratégia contrainsurgente paramilitar, antes de surgirem as guerrilhas (1964-65). Tal doutrina estratégica pode ser estudada nos Manuais de Contrainsurgência, que começaram a fazer parte da Biblioteca do Exército e, portanto, dos textos de estudo e treinamento militar desde 1962. Tomando como fonte 6 manuais (1962, 1963, 1969, 1979, 1982 e 1987), é possível rastrear a concepção que existe ali quanto a população civil e seu papel na guerra. Ela é definida por duas visões: 1) deve ser vinculada à guerra (paramilitarismo); 2) deve ser o alvo principal da guerra contrainsurgente (guerra contra os movimentos sociais ou posições inconformes com o status quo).

Cronologia dos fatos reveladores do Paramilitarismo como política de Estado. Investigação Javier Giraldo: http://www.javiergiraldo.org/spip.php?article75

Os Governos dos EUA e o paramilitarismo:

http://www.nocheyniebla.org/files/u1/casotipo/deuda/html/pdf/deuda19.pdf

A verdadeira origem do paramilitarismo na Colômbia:

http://www.dhcolombia.info/spip.php?article529

http://www.statecraft.org/chapter9.html

Brig. Gen. William P. Yarborough, "U.S. Special Warfare Center", in U.S. Department of the Army, Office of the Chief of Information, Special Warfare U.S. Army: An Army Specialty (Washington, D.C., 1963), p. 61. A Psychological Operations Course covering all aspects of psychological warfare was also offered at Fort Bragg, in consonance with the center’s Psychological Warfare origins. .Headquarters, U.S. Army Special Warfare School, Subject: Visit to Colombia, South America, by a Team from Special Warfare Center, Fort Bragg, North Carolina, 26 February 1962. Kennedy Library, Box 319, National Security Files, Special Group; Fort Bragg Team; Visit to Colombia; 3/62. Also Carroilton Press, Declassified Documents Reference Series (1976:154D), and McClintock, The American Connection, vol. 1, State Terror and Popular Resistance in El Salvador, pp. 23-24. 26. "Secret Supplement, Colombian Survey Report".

[30] “Na Colômbia existem 9.500 presos políticos”. Informe Situação Carcerária:

http://www.traspasalosmuros.net/node/727

http://www.rebelion.org/noticia.php?id=140827&titular=la-situaci%F3n-carcelaria:-%22en-colombia-existe-9.500-presos-pol%EDticos%22-

[31] Modelo repressivo e alerta humanitário pelo fim da Superlotação carcerária na Colômbia:

http://azalearobles.blogspot.com.es/2012/04/hacinamiento-carcelario-en-colombia.html?utm_source=BP_recent

28/08/2012 Governo revela que existe 47% de superlotação nas prisões do país, 400$ em alguns presídios:

http://www.rcnradio.com/noticias/gobierno-revela-que-existe-un-47-de-hacinamiento-en-las-carceles-del-pais-18090

[32] Sequestro carcerário, montagens jurídicas, ‘cibercafés da selva’ e perseguição política além das fronteiras: http://azalearobles.blogspot.com.es/2012/02/secuestro-carcelario-montajes.html?utm_source=BP_recent

[33] Tortura nos cárceres colombianos: sistematismo e impunidade revelam uma lógica de Estado:

http://azalearobles.blogspot.com.es/2012/07/tortura-en-carceles-colombianas_4572.html?utm_source=BP_recent

[34] Mais informação sobre presos políticos na Colômbia e sobre a greve nacional carcerária, suas exigências e suas diferentes etapas em:

http://www.traspasalosmuros.net y http://www.comitedesolidaridad.com/

[35] 24 de agosto 2012: Morre o preso político Alexander Martínez, por negligência de assistência médica, na prisão Bellavista:

http://www.comitedesolidaridad.com/index.php?option=com_content&view=article&id=768:fcspp

[36] 22 de agosto 2012: Morre Javier Pérez Rodríguez por negligência de assistência médica, na prisão de Cúcuta:

http://www.comitedesolidaridad.com/index.php?option=com_content&view=article&id=762:fcspp&catid=24:denuncias&Itemid=46

[37] “Pedro Julio García Mendoza tinha 76 anos e uma pena de 68 meses. Estava preso há quatro anos e desde o início de sua detenção, manifestou que precisava urgentemente de uma intervenção cirúrgica para a retirada de um tumor na próstata (...), a dita intervenção cirúrgica nunca foi feita. Padecia de uma prostatitis que, por falta de assistência médica adequada e opoetuna, gerou um câncer”:

http://www.comitedesolidaridad.com/index.php?option=com_content&view=article&id=778:fcspp

[38] Em 17 de setembro, faleceu Estiven Agudelo, após sucessivas negativas de assistência médica. Agora, se teme uma epidemia de tuberculose na prisão de Guaduas:http://www.comitedesolidaridad.com/index.php?option=com_content&view=article&id=789:fcspp&catid=24:denuncias&Itemid=46

[39] Morre o preso político Saúl Balcárcel. Motivo: negligência de assistência médica reiterada:http://www.comitedesolidaridad.com/index.php?option=com_content&view=article&id=801:fcspp

[40] Chamado os presos à pressão internacional: http://www.traspasalosmuros.net/node/978

Fonte: http://www.azalearobles.blogspot.com.es/2012/10/colombia-conversaciones-de-paz-en-medio_4464.html

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.