1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

250812 adrianaCuba - Prensa Latina - Adriana Pérez, esposa do antiterrorista cubano Gerardo Hernández, prestará hoje homenagem ao guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara em La Higuera, onde foi assassinado em outubro de 1967.


Pérez, que chegou na quarta-feira passada a esta capital para uma visita de cinco dias, viajou ontem até Vallegrande e colocou uma flor no local onde permaneceram por três décadas os restos do Che, antes de serem levados à cidade cubana de Santa Clara, onde repousam desde então.

A esposa de Gerardo Hernández, um dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos, prestou homenagem ao mítico guerrilheiro e disse que cumpria um velho sonho ao visitar um lugar onde sempre quis chegar.

Também se reuniu com integrantes da brigada médica cubana que trabalha na região e conversou sobre a situação dos Cinco - como são conhecidos os antiterroristas cubanos prisioneiros nos Estados Unidos-.

Pérez contou as dificuldades que seu esposo e seus companheiros de causa vivem, as incongruências dos processos judiciais e a manipulação midiática a qual o caso foi submetido.

Com a visita a La Higuera, Pérez encerra sua visita à Bolívia, onde concedeu entrevistas a numerosos meios de imprensa e se reuniu com personalidades do governo, entre elas com o presidente Evo Morales, que a recebeu no Palácio Quemado.

Morales prometeu escrever uma carta ao presidente estadunidense, Barack Obama, na qual pedirá pela liberdade dos Cinco, por cuja causa defendeu em várias oportunidades desde que tomou o poder em 2006.

Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino, Gerardo Hernández e René González foram presos em setembro de 1998 e depois de processos judiciais manipulados, receberam duras condenações, sobretudo Gerardo, que foi condenado a duas cadeias perpétuas mais 15 anos.

René González já cumpriu sua pena, mas deve permanecer durante três anos em liberdade supervisionada nos Estados Unidos.

Os Cinco monitoravam os planos de organizações terroristas financiadas pelos Estados Unidos e radicadas no sul da Flórida, com a intenção de informar dos mesmos às autoridades cubanas.

Sua atividade anônima permitiu frustrar numerosas ações que iam desde a entrada ilegal de armas a Cuba e a explosão de aviões civis em pleno vôo, até a preparação de atentados contra a vida dos principais dirigentes da Revolução.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.