O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar

270316 mexMéxico - Esquerda Diário - [Sulem Estrada] É uma das cidades mais hostis, sem dúvida, para ser mulher. Desde o assédio cotidiano até o flagelo do feminicidio e tráfico, que cerceiam a vida de trabalhadoras, estudantes e jovens.

191215 bandAmérica Latina - Adital - Em vários países da América Latina e Caribe são registrados avanços significativos no reconhecimento dos direitos das pessoas LGBTI [Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais], mas continuam sendo registrados altos índices de violência, em todos os países da região.

2747488440 1c0c32c164 zGuatemala - Diálogos do Sul - [Carolina Vásquez Araya] A série interminável de assassinatos de mulheres —que nos agride diariamente pela imprensa e pelas reportagens policiais— é uma das grandes pendências para as autoridades que assumem o poder na Guatemala em janeiro do ano que vem.

chilepareja1Chile - Opera Mundi - 'A grande notícia deste dia histórico é que, a partir de hoje, o Estado chileno reconhece que casais do mesmo sexo são uma família', disse ativista.

171015 mobiliArgentina - Carta Maior - [Víctor Farinell] Durante encontro nacional realizado em Mar del Plata, polícia local – comandada por integrante de coligação de direita que disputa eleição de 25 de outbro –, reprime manifestantes com brutalidade.

270915 minervaRepública Dominicana - A Verdade - Até 27 de setembro, está sendo realizado na cidade de Santo Domingo, República Dominica, 1º Encontro Internacional de Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas.

220715 vilmaCuba - Fuzil contra fuzil - A luta das mulheres cubanas já é registrada desde a luta pela independência do país. No século XIX, ainda sob domínio espanhol, inicia-se em Cuba um movimento independentista, que lutava contra a escravidão e a colonização.

100615 muAmérica Latina - Adital - [Marcela Belchior] Na condição de esposas, mães, irmãs e filhas de pessoas desaparecidas, mulheres de várias partes do mundo não apenas sofrem um caminho acidentado em busca de resoluções para os casos e soluções para encontrarem um parente.

mariela cubaCuba - Solidários - Entrevista com Mariela Castro, deputada cubana e diretora do Centro Cubano de Educação Sexual (Cenesex).

colColômbia - Farianas - [Rubín Morro] “O homem e a mulher não nascem, se fazem; são resultado do desenvolvimento político, social, econômico e cultural da sociedade. A partir do nascimento, o bebê de sexo masculino já começa a se dar conta do que se espera dele por ter as características de seus órgãos genitais. No entanto, não basta nascer com um pênis para se transformar em homem. Existe um caminho a ser percorrido até chegar a sê-lo. Os primeiros anos de vida são fundamentais e responsáveis pelas características do homem que vai surgir”.(Revista Cubana de Saúde Pública).

VilmaCuba - Cubainformación - [Traduçom do Diário Liberdade] Vilma Lucila Espín Guillois, a eterna presidenta da Federaçom de Mulheres Cubanas, faria 85 anos este sete de abril. Quem a conheceu nos seus dias clandestinos e guerrilheiros, ou tivo a oportunidade única de trabalhar com ela desde as filas da FMC, soubo da sua entrega, a sua equanimidade e a sua doçura.

equatorianasEquador - Primeira Linha - [Karla Calapaqui Tapia] Na Constituiçom de Montecristi, plasmárom-se direitos que por anos se tinham proclamado nas ruas. Incluí-los nom foi dádiva de ninguém, mas fruto da mobilizaçom constante de diversos setores sociais. A luita dos movimentos de mulheres permitiu plasmar conquistas.

femEl Salvador - Opera Mundi - [Paula Rosales] Em uma penitenciária superlotada em El Salvador, Maria Teresa Rivera lembra com tristeza quando trabalhou nas caldeiras de uma fábrica têxtil para sustentar seu filho e sua sogra. As inúmeras horas expostas no calor da prancha térmica lhe renderam uma infecção nos rins que meses mais tarde a levaram a perder seu segundo filho e ser presa, acusada de ter provocado o aborto.

290315 venezuelanasVenezuela - RBA - [Carina Santos e Juliana Afonso] Resistência do chavismo às ações orquestradas pela oposição ao governo Maduro, como a crise de abastecimento, passa pelos coletivos de gênero e pelas lideranças femininas nas comunidades.

170315 cjMéxico - A Verdade - [Camila Souza] Ciudad de Juárez é uma cidade mexicana próxima na fronteira com os Estados Unidos.

correa papaEquador - Opera Mundi - Abstinência sexual será parte de programa para prevenir gravidez em adolescentes no Equador.

150215 bastaArgentina - ECO - As Mulheres da Matria Latino-americana da província de Santa Fé pedem a imediata declaração de emergência nacional sobre a violência de gênero. No caso específico desta província, o Tribunal Colegiado da Família N° 5 publicou que durante os primeiros 22 dias de janeiro, chegaram a receber 38 denúncias diárias de violência familiar dentro das quais "a enorme maioria obedece à violência de gênero", segundo afirmou o juiz Marcelo Molina. Compartilhamos o comunicado.

esterilizacoes forçadasPeru - ADITAL - Organizações feministas e de direitos humanos denunciaram ante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização de Estados Americanos, no marco do 153º período de sessões, realizado na Cidade do México até a próxima sexta-feira, 07 de novembro, que não há avanços por parte do Estado peruano frente às vítimas de esterilizações forçadas, posto que não tem cumprido com sua obrigação de investigar e punir os responsáveis pelo delito de lesa humanidade.

291014 guerrilheiraColômbia - PCB - Escrito por María Angélica Arias Castro, Guerrilheira do Bloco Martín Caballero das FARC-EP.

241014 livro chileno homoChile - Opera Mundi - [Victor Farinelli] Obra “Nicolás Tiene Dos Papás" foi patrocinada pelo governo do Chile e começa a circular em 2015; conto é primeiro de uma série sobre diversidade sexual.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.