1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

maduroVenezuela - Diário Liberdade - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na última terça-feira (19) um aumento salarial de 50% para os professores e professoras do ensino público do país sul-americano.


Afirmou que aprovará cerca de 18 milhões de bolívares (aproximadamente 9 milhões de reais) para o ajuste salarial, que entrará em vigor com efeito retroativo a partir de 1º de maio.

Maduro também anunciou o início imediato das conversas para a nova contratação coletiva da categoria, que beneficiará 713.231 profissionais, "dentro os quais professores e professoras, trabalhadores, empregados, operários e todo o pessoal", afirmou.

"Uma das decisões que tomei é defender o salário mínimo, e vou seguir defendendo-a de todas as formas, a decisão que tomei de ajustar todas as tabelas dos trabalhadores públicos e da força armada, e agora, bom, vêm as convenções coletivas dos contratos", disse em seu programa televisivo de conversa com a população, "En Contacto con Maduro".

Leia também:

Venezuela apresenta extraordinário avanço do sistema educacional em 15 anos de Revolução

Venezuela sem fome sem analfabetos

O presidente venezuelano anunciou, além disso, a aprovação de recursos para facilitar o pagamento de pensões de todos os e as docentes.

Ele também ressaltou o investimento em infraestrutura para a "recuperação, melhoria e construção de unidades educativas". O setor educativo tem funcionado e seguirá funcionando no país com o apoio de todos os setores, afirmou.

Projeto baseado na educação popular de Paulo Freire

Para discutir a contratação coletiva do professorado venezuelano, Maduro se reuniu neste sábado (23) com trabalhadoras e trabalhadores da educação, em Caracas.

No seminário sobre política revolucionária, o presidente bolivariano incentivou um avanço a uma nova pedagogia participativa, fundamentada na educação popular, movida por valores humanistas, patrióticos e democráticos, estabelecidos na Constituição do país, segundo a AVN (Agência Venezuelana de Notícias).

Aos presentes no encontro, dentre eles o ministro da Educação, Héctor Rodríguez, e outras autoridades do Executivo, Maduro lembrou que a metodologia pedagógica de educação popular foi criada e promovida pelo educador brasileiro Paulo Freire, quem desenvolveu a pedagogia do oprimido e da esperança, ideias que influenciaram coletivos de educação popular e educação de adultos na América Latina.

Mencionou que, nesse sentido, se vem abrindo o caminho, com a massificação da educação gratuita e de qualidade, para o qual se vem desenvolvendo planos como o Projeto Canaima Educativo, que contempla a entrega gratuita de computadores a estudantes dos ensinos primário e secundário, ferramenta que aponta para a transformação educativa do país, para formar com recursos e conteúdos de qualidade o homem novo que se requer, informa a AVN.

Com o Canaima, busca-se potencializar habilidades, destrezas e capacidades cognitivas das crianças e jovens, através de conteúdos interativos próprios de sua etapa de formação, além de democratizar o acesso às novas tecnologias e levá-las ao alcance de todos.

Maduro anunciou para o próximo 15 de julho o I Congresso Nacional Pedagógico, no qual trabalhadores e trabalhadoras da educação discutirão temas para uma educação pública de qualidade. Ele incentivou que os profissionais apresentem propostas, como as dirigidas à criação do Conselho Presidencial do Poder Popular dos Trabalhadores da Educação.

Também propôs a criação de um Movimento Unitário da Educação, integrado por estudantes, docentes, trabalhadores dos centros educativos, pelas famílias e comunidades.

"Vocês são os construtores das novas fases das transformações educativas", declarou Maduro aos professores e professoras venezuelanos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.