1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

paraguayParaguai - Prensa Latina - Os docentes paraguaios estão prontos hoje para enfrentar com medidas de força o anunciado veto presidencial à lei aprovada pelo Congresso que deu um aumento às aposentadorias do setor.


Depois da aprovação no Parlamento do mencionado documento, sempre marcada com o pano de fundo das mobilizações e greves parciais realizadas pelos educadores, o ministério da Fazenda reiterou sua opinião negativa de que seja referendada pelo presidente Horacio Cartes.

Uma decisão nessa direção parece iminente depois de que a Fazenda manifestou que pagar o aumento das aposentadorias docentes significaria afetar seriamente a Caixa Fiscal e portanto o pagamento das retiradas dos aposentados de outras áreas econômicas e sociais.

Silvio Piris, titular da Federação de Educadores de Paraguai (FEP), organização que representa mais de 30 mil trabalhadores, pediu uma audiência com Cartes diante dos rumores da iminente rejeição presidencial de promulgar a lei aprovada.

Piris foi duro em sua proposta ao dizer que o Presidente "mostrar quem manda" e receber os professores, escutá-los e depois decidir sobre o mencionado veto, pois desde que assumiuo cargo jamais se reuniu com os docentes.

Acreditamos que está ressentido conosco por nossos protestos anteriores, mas queremos que fale com os educadores assim como faz com os empresários, disse o dirigente sindical.

Para ninguém é um segredo que a recusa à promulgação da lei pelo Poder Executivo após a longa luta dos trabalhadores da educação por esse benefício, desatará novamente um sério conflito com a grande massa de filiados aos diferentes sindicatos do setor.

No momento, é motivo de desgosto entre os docentes as acusações de que são privilegiados por parte de representantes do Executivo e que aparecem nos meios de comunicação ao se referirem a outras conquistas conseguidas anteriormente.

O tema é quente e não há ambiente para esperar muito tempo pela posição final de Cartes, mas dela depende se novamente se tensionam ao máximo as relações entre governo e educadores.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.