1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

unescoCuba - Prensa Latina - Cuba defendeu hoje (14/04) aqui uma nova ordem econômica, financeira e monetária internacional, onde tenham em consideração e prioridade os interesses e necessidades dos países do Sul e das maiorias.


Requer-se uma ordem onde não prevaleçam os que impõem a concentração do capital e o neoliberalismo, expressou Juan Antonio Fernández, representante da ilha caribenha, ao intervir na sessão 196 do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Destacou que os problemas seculares se agravaram como consequência da concomitância da crise econômica, social, alimentar, energética e climática. O desenvolvimento sustentável parece uma quimera inalcançável, mas é ao mesmo tempo um objetivo irrenunciável, apontou.

A paz é condição indispensável para o desenvolvimento, mas encontra-se sob contínuo ataque por aqueles que sonham uma nova partilha do mundo e recorrem aos recursos da guerra, às sanções e aos bloqueios para atingir seus propósitos, assinalou Fernández.

As estatísticas são aterrorizantes quando restam apenas alguns meses para confirmar o que desde há muito já sabíamos: a nível mundial não se cumprirá com nenhum dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, ressaltou.

Neste contexto, sublinhou, o principal desafio que a Unesco tem diante de si é mostrar sua capacidade para contribuir para a paz em um mundo inseguro, para erradicar a pobreza em um meio desigual e de recursos limitados, e estimular a inclusão social como motor do desenvolvimento sustentável.

Sua tarefa mais urgente é concentrar todas suas energias e esforços na etapa final de aprovação dos Objetivos da Agenda de Desenvolvimento posterior a 2015, a qual deve oferecer soluções a problemas estruturais do planeta e gerar mudanças que conduzam ao desenvolvimento sustentável, expressou.

Igualmente, recordou que a Unesco atravessa uma das crises financeiras mais complexas de sua história, resultado do não pagamento de seu principal contribuinte: Estados Unidos.

A crise, apontou Fernández, deve ser vista como uma oportunidade para aprofundar a mudança e a reforma estrutural da Organização.

Aproveitemos esta oportunidade para a análise crítica; para sair dos escritórios burocráticas e chegar às pessoas comuns; para recuperar o papel de vanguarda na incansável luta por um mundo melhor, onde os seres humanos possam viver em paz, livres do temor e da ignorância, acentuou.

Em outro momento de seu discurso, expressou a enérgica condenação de Cuba às inaceitáveis sanções unilaterais e à contínua ingerência externa na República Bolivariana da Venezuela.

A sessão 196 do Conselho Executivo da Unesco concluirá no próximo dia 23 de abril.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.