1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

121214 submersaParaguai - Prensa Latina - Cerca de 81,3% da população trabalhadora ativa do Paraguai trabalha na informalidade, confirma um relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) publicado nesta quinta-feira (11).


O documento declara que 2.370.677 paraguaios estão nessa situação e, portanto, carecem de direito à aposentadoria e se abstêm de pagar impostos devido seu nível econômico.

Outro dado importante divulgado pelo PNUD é que somente 20% das 3,2 milhões de pessoas registradas como exercendo algum trabalho têm acesso tanto à aposentaria como a um seguro saúde.

Especialistas do Instituto de Economia Sustentável da Universidade Nacional de Assunção expuseram, por sua vez, a gravidade desse panorama quando se analisam os departamentos do interior do país, onde a informalidade chega a 93,2%.

Seu estudo explica a diferença conceitual entre economia clandestina e a informalidade, pois a primeira inclui pirataria, narcotráfico e contrabando, atividades econômicas ocultas para evitar sua medida e com a finalidade de evadir impostos.

A informalidade, agrega, está relacionada com a pobreza no Paraguai e outros países de baixo desenvolvimento, algo contrário às economias mais avançadas.

Sempre segundo os especialistas, o valor estimado da economia clandestina do Paraguai atinge os US$ 10,683 bilhões, isto é, 40% do Produto Interno Bruto, e para as empresas implica a obtenção de vantagens diferenciadas perante às responsabilidades que as formais devem cumprir.

Os economistas ressaltam que conseguir emprego decente é um dos maiores problemas no Paraguai e isso representa adotar qualquer atividade para cobrir as necessidades básicas do consumo familiar, um seguro saúde e a aposentadoria.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.