1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

290814 notacheCuba - Prensa Latina - Cuba adota medidas para minimizar o rendimento de capital ilícito proveniente de transações mediante investimentos estrangeiros, afirmou hoje uma especialista do Banco Central de Cuba (BCC).


À luz da entrada em vigor da Lei 118 do Investimento Estrangeiro, o país ajusta mecanismos que legal e economicamente favoreçam a entrada de financiamento com o menor risco possível.

A secretária jurídica do BCC, Marlié León, precisou que a entrada de capital forâneo a Cuba parte da transação desde um banco estrangeiro para um nacional, e esse monto se coloca numa conta de depósito habilitada ao efeito.

De acordo com um reporte da Agência de Informação Nacional esse processo deve traduzir numa diminuição do perigo de rendimento de dinheiro ilícito ao país, ainda que não se elimina totalmente, assegurou a especialista.

Mundialmente, os bancos têm estabelecidos sistemas que facilitam obter informação sobre as atividades de seus clientes e a procedência de sua capital, daí que estas quantidades não podem ingressar se não é pela via bancária tal e como está regulado pelo BCC.

A tais efeitos -apontou- na certificação do banco aparece uma referência à declaração da inversora sobre a procedência legal de seu dinheiro, o qual exime à instituição de qualquer responsabilidade, inclusive em frente a terceiros.

Também contará na cada caso com informação a respeito de abonos bancários e outros elementos que permitam valorizar os rendimentos do inversor e sua possibilidade de operar nas agências bancárias cubanas, agregou.

León explicou que se tratar de uma prática internacional, à que Cuba se soma com seu compromisso de contribuir à luta contra as possíveis ações e movimentos de capital ilegítimo, lavado de ativos e outros delitos financeiros.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.