1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

110913 greve professColômbia - Prensa Latina - Ao redor de 330 mil professores de mais de 15 mil colégios públicos paralisarão hoje seu trabalho em um protesto massivo, por tempo indefinido, liderado pela Federação Colombiana de Trabalhadores da Educação (Fecode), devido ao fato do Governo não ter várias vezes cumprido acordos.


Ainda que pouco a pouco o país estava voltando à normalidade, após duras jornadas de tensão por uma greve nacional que ainda hoje se mantém viva, 23 dias depois. Longe de acabar, a insurgência social continua crescendo.

Os educadores afirmam que a paralisação estará de pé até o Estado cumprir com os pagamentos atrasados desde 2002 e reivindicam um decreto que regulamente o regime de saúde do magistério para que exista um marco jurídico, porque, dizem, até agora só está sustentado nos contratos de saúde.

"Estamos falando de 330 mil professores, oito milhões de alunos, cinco milhões de famílias e, com a Mesa Ampla Nacional Estudantil, entre todos seríamos uns 12 milhões de colombianos", informou Luis Grubert, presidente da Fecode.

A dívida e a falta de cumprimento aumentaram e a indignação se generalizou entre os trabalhadores da educação, afirmou Grubert em coletiva de imprensa ontem.

Segundo cifras da Fecode, a dívida acumulada desde 2002 com os trabalhadores da categoria está calculada em bilhões de dólares.

O presidente Juan Manuel Santos volta a enfrentar outro grande protesto social, enquanto ainda tenta se repôr de outra mobilização que mantém milhares de camponeses à espera de soluções contundentes para tirar o campo colombiano da pobreza.

Ainda que o Governo e os professores tenham começado a dialogar na semana passada, as negociações não geraram frutos.

A maioria dos temas importantes - como as alterações ao decreto de prima de serviços, a retroatividade das aposentadorias e a solução à crise de saúde - devem ser blindados com compromissos assinados por sua extrema importância e delicadeza, afirmaram os sindicatos em um recente comunicado.

Dissemos ao Governo que o que não conseguirmos na mesa, estamos dispostos a conseguir nas ruas, afirmaram os maestros.

A greve dos educadores acontece um dia antes da mobilização dos estudantes, que exigirão com uma grande marcha nacional de tochas, a partir de todas universidades do país, uma educação pública, gratuita e de qualidade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.