1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

020713 cubandeiraCuba - Solidários - Cuba inaugurou nesta segunda-feira, em caráter experimental, 124 cooperativas para atuarem em setores como construção, transporte e serviços.


O objetivo das primeiras cooperativas não agrícolas em meio século no país é promover ações em áreas da economia nas quais o governo cubano considera que o Estado não vem atuando com eficiência.

"Com esta medida estamos apostando na gestão, de maneira cooperativa, de atividades que o Estado não vinha promovendo com eficiência", disse Grisel Tristá, integrante da Comissão Permanente de Implementação e Desenvolvimento, em entrevista ao jornal Granma, do Partido Comunista de Cuba.

A Comissão Permanente de Implementação e Desenvolvimento foi incumbida pelo presidente de Cuba, Raúl Castro, de supervisionar as reformas econômicas implementadas nos últimos anos.

Segundo Tristá, a medida permitirá ao Estado "desprender-se" de atividades que são muito pequenas ou pouco produtivas.

As cooperativas inauguradas hoje atuarão em setores como comercialização de produtos agrícolas, reciclagem de materiais, construção, táxis e transporte escolar, entre diversos outros.

Antes das reformas iniciadas por Raúl Castro em 2010, as únicas cooperativas autorizadas a operar em Cuba durante cerca de cinco décadas eram as de produção agrícola.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.