1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

bancodosulAmérica Latina - Adital - Tudo pronto para inaugurar suas atividades.


O Banco do Sul, a instituição financeira sul-americana, é fruto da nova arquitetura financeira regional. Cinco dos sete países fundadores –Argentina, Bolívia, Equador, Venezuela e Uruguai- já ratificaram o Convênio Constitutivo do organismo e espera-se que o Brasil e o Paraguai façam o mesmo o quanto antes.

O Banco do Sul foi fundado em Quito, em dezembro de 2007. Após dois longos anos de vais e vens, em 2009, seus membros assinaram um acordo sobre o Convênio Constitutivo que formalizou a existência da instituição.

O Banco do Sul é um dos três ângulos da "nova arquitetura financeira regional", promovida, entre outros, pelos governos do Equador, da Argentina, da Bolívia e da Venezuela, juntamente com o "Fundo do Sul" e com a "Unidade Monetária Sul-americana".

Esse banco contará com um capital inicial de 7 bilhões de dólares. A Argentina, o Brasil e a Venezuela contribuirão com 2 bilhões de dólares cada um. Seu capital global deve chegar a 20 bilhões de dólares, que, em sua maioria, serão destinados à construção de infraestruturas regionais.

Segundo distintas fontes, 31 projetos de infraestrutura esperam o visto do Banco para começar a ser executados. A eventual participação da Colômbia, do Chile e do peru aumentaria consideravelmente o poder de ação da instituição.

Ao contrário de outros organismos multilaterais, notavelmente o FMI, o Banco Mundial ou o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Banco do Sul cada país terá direito a um voto, independentemente do capital que contribua; uma diferença maior com os outros organismos onde o voto é proporcional às contribuições de cada país membro.

Marco Aurélio Garcia, Assessor Especial para Assuntos Internacionais da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, disse que a assinatura do Convênio é uma boa notícia, dada a crise de crédito que está acontecendo nos principais países industrializados.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.