1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

delcyVenezuela - Diário Liberdade - Em um encontro nesta quarta-feira (22) entre a ministra de Relações Exteriores da Venezuela Delcy Rodríguez e representantes de organizações internacionais da ONU (Organização das Nações Unidas), o Governo venezuelano foi reconhecido por seus esforços de defender garantias fundamentais do povo venezuelano e recebeu o apoio dessas organizações para realizar o Plano Nacional de Direitos Humanos.


Reunião entre a chanceler venezuelana e representantes da ONU. Foto: Ministério das Relações Exteriores da Venezuela.

Delcy Rodríguez ressaltou que a Revolução Bolivariana “colocou o ser humano e seus direitos no centro da vida política do Estado venezuelano” graças ao ex-presidente Hugo Chávez, que “deu uma dimensão constitucional à garantia, promoção e proteção dos direitos humanos”. Segundo ela, antes nenhum governo venezuelano deu tanta atenção ao tema como os governos chavistas, que levaram seus cidadãos “equidade, igualdade, acesso à saúde, educação, alimentação, moradia”, informa a Agência Venezuelana de Notícias.

Na reunião estiveram presentes representantes de entidades da ONU como o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a FAO (Organização para a Alimentação e a Agricultura), a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a OPS (Organização Panamericana da Saúde). Também houve um encontro entre a chanceler venezuelana e representantes da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), entre outros.

Na terça-feira (21), representantes do Sistema das Nações Unidas na Venezuela participaram do processo de consulta pública do Plano Nacional de Direitos Humanos, apresentado no último dia 14 de julho pelo Governo venezuelano, composto por cinco eixos: construir uma cultura emancipadora de direitos humanos; fortalecer a institucionalidade para a garantia dos direitos humanos; participação protagonista do povo; relação com os sistemas e organismos internacionais sobre o tema e aprofundamento do enfoque aos direitos humanos a partir do Estado.

O coordenador do PNUD, Niky Fabiancic, destacou que o Governo da Venezuela convidou todos os venezuelanos, sem exceção, para participar e contribuir nesse processo, que será debatido publicamente durante dois meses para depois ser votado pelo povo, uma das muitas consultas para participação popular, conforme o previsto na Constituição bolivariana. Disse também que essa “é uma oportunidade formidável” para que o país aprimore a proteção aos direitos humanos.

Por outro lado, a representação da UNICEF na Venezuela ressaltou que o Plano de Direitos Humanos deixará um legado permanente na sociedade venezuelana.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.