1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

santosColômbia - Opera Mundi - Para mandatário, participação de observadores só poderá ser pactuada após o término das negociações em Havana e diante de um cessar-fogo bilateral.


O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou nesta quinta-feira (18/12), que "valoriza em toda dimensão" o anúncio feito pelas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) de que a guerrilha fará um cessar-fogo unilateral por tempo indefinido, decisão classificada por ele como "correta", mas ressaltou que não aceita as condições impostas pela insurgência.

O mandatário, no entanto, não se pronunciou com relação ao cessar-fogo também ser condicionado à não agressão à guerrilha por parte do Exército colombiano, ponto criticado pela oposição no país. De acordo com as FARC, as hostilidades serão cessadas à partir da meia-noite e um do dia 20 de dezembro.

Leia também: Os generais também choram

Em sua conta no Twitter, Cepeda informou que a Frente Ampla pela Paz, uma das entidades mencionadas pelas FARC como observadoras do processo, "respaldará a observação ao cessar-fogo" e pedirá uma reunião com o presidente Santos para "fortalecer o fim das hostilidades

Críticas

Também no Twitter, o ex-presidente e senador Álvaro Uribe criticou que as FARC tenham condicionado o cessar-fogo à não agressão das Forças Armadas Colombianas.

Uribe é o maior crítico ao processo de paz e à possibilidade de que o governo pactue um cessar-fogo bilateral com os guerrilheiros. De acordo com ele, o cessar-fogo unilateral tem que ser verificado, mas a condição da guerrilha forçaria justamente um cessar-fogo bilateral, classificado por ele como "inaceitável".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.