1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

270614 saderVenezuela - RBA - Em comentário na Rádio Brasil Atual, sociólogo avalia que país administrou mal recursos do petróleo. Jorge Giordani, gestor econômico desde a era Chávez, diz que Maduro se afasta das políticas do antecessor


Para o cientista político e sociólogo Emir Sader, a crise econômica da Venezuela é uma herança "longa no tempo". Com a saída do ministro da economia do país, Jorge Giordani, demitido pelo presidente Nicolás Maduro na semana passada, Sader acredita que ainda é difícil avaliar o que a demissão vai representar.

"A situação econômica da Venezuela é muito mais complicada do que simplesmente um erro ou uma substituição, e não é por erros cometidos atualmente, é um herança longa no tempo", afirmou em seu comentário nesta terça-feira (24) na Rádio Brasil Atual. Apesar de a Venezuela ter uma grande reserva de petróleo, Emir Sader avalia que o país aproveitou mal os momentos de melhores preços no mercado internacional, e também internamente. "Então, o resultado hoje é que o país praticamente tem esvaziado o caixa sem fazer investimento", aponta.

Jorge Giordani é um dos ideólogos dos complexos controles cambiais há mais de uma década em vigor na Venezuela. O ex-ministro fez carta crítica a Maduro dizendo que seu governo está se afastando das diretrizes de Hugo Chávez. O preço do petróleo, que poderia ser um financiador dos recursos públicos, é utilizado para canalizar recursos para cobrir déficits. "Então é muito complicada a saída do Giordano", avalia Sader.

Ouça o comentário na Rádio Brasil Atual:


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.