1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

200614 santosColômbia - Adital - Após mais de um ano de conversas sigilosas, o Exército de Libertação Nacional (ELN), segunda maior guerrilha colombiana, anunciou que entrou oficialmente em um processo de paz com o governo colombiano.


Será instaurada uma mesa de diálogos e estabelecida uma agenda de discussões para colocar fim ao conflito, que dura mais de 50 anos.

De acordo com o comunicado, os pontos que serão discutidos ainda não estão claros, contudo há temas que já estão definidos, que são: a inclusão das vítimas e a participação da sociedade nos diálogos a serem realizados. "Um real caminho de paz é determinado pela participação ativa e protagonista da sociedade e da democratização do país, realizando transformações profundas, feitas com o esforço de todos os colombianos, nos permitindo virar essa página de 70 anos de conflito interno", informou o ELN.

Críticas

Apesar da importante conquista, o ELN critica o fato do governo ter alterado um dos pontos do Comunicado Conjunto. "Nos preocupa o fato do governo ter alterado o ponto VI do acordo, que termina com um chamado de paz e equidade. Então, se o governo altera, de forma unilateral, um acordo por escrito, o qual tem testemunhas internacionais, o que podemos esperar desse processo de diálogo e negociação? Desse modo não se constroem confianças".

No fim do comunicado, o ELN faz ainda um apelo à sociedade. "A paz é obra de todos e de todas, por ela a sociedade deve exigir compromisso e transparência das partes envolvidas.".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.