1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

090614 cupulaAmérica Latina - Opera Mundi - Venezuela, Argentina, Nicarágua e Bolívia foram apoiadas por Brasil e México; exclusão da ilha caribenha da Cúpula das Américas é defendida pelos EUA.


Quatro países latino-americanos anunciaram que não irão participar da Cúpula das Américas em 2015, no Panamá, caso Cuba não seja incluída no encontro. A posição de Venezuela, Bolívia, Nicarágua e Argentina na Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), que contraria a defendida pelos Estados Unidos, teve apoio de Brasil e México. Somente o Canadá concordou com a opinião dos norte-americanos.

O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, respaldou a reivindicação. "Ao celebrar os 20 anos (da Cúpula das Américas), tem que ser uma reunião histórica e creio que mais inclusiva do que nunca, e por isso Cuba tem que estar presente."

Na contramão dos pronunciamentos pró-Cuba, a embaixadora norte-americana na OEA, Carmen Lomellin, pediu que um grupo de trabalho analise o tema, mas reafirmou a posição de que é necessário "esperar uma transição democrática" na ilha antes que ela possa integrar um fórum internacional.

A Cúpula das Américas é a máxima reunião de chefes de Estado e de governo da América. O último encontro, realizado em 2012 em Cartagena, Colômbia, terminou sem consenso sobre a participação da ilha. O organismo é o único no continente com a presença dos Estados Unidos, uma vez que o país não participa da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), assim como o Canadá.

Resolução final

A Assembleia Geral da OEA, cujo tema foi inclusão social, terminou ontem (5) com a adoção de uma declaração genérica com o compromisso dos países do continente com a luta contra a fome e a pobreza, o combate à desigualdade, a discriminação e a exclusão social. O teor do documento é parecido com o que foi aprovado em reuniões anteriores, sem avanço de fato nos temas.

O documento apresentado pelo Brasil exortando os países do continente a condenar todas as formas de discriminação por razões de preferência sexual, cor da pele ou gênero, foi aprovado com reservas, feitas por países como Paraguai e Estados Unidos. No começo da semana, o Senado paraguaio aprovou uma declaração contra a proposta por considerar que ela incentiva o aborto e o casamento homossexual.

Temas polêmicos

A Assembleia Geral também abordou temas de destaque para a região, como o apoio ao diálogo entre o governo e a oposição na Venezuela e aos diálogos de paz na Colômbia e o incentivo à retomada das negociações entre a Argentina e a Grã-Bretanha pelas Malvinas.

Em outro revés para os Estados Unidos, Insulza lamentou o estancamento do diálogo entre o governo e a oposição na Venezuela e pediu que a comunidade internacional apoie o processo sem pressão ou sanções, em referência às medidas contra o país aprovadas pela Câmara de Representantes dos EUA e cujo projeto segue agora para o Senado. Washington, por sua vez, reiterou que não apoia, por ora, as sanções.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.