1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

170414 armasAmérica Latina - Opera Mundi - [Vanessa Silva] Paraguai lidera corrida armamentista na região. Despesas com armamentos lá mais do que dobraram nos últimos cinco anos


Informe sobre militarização no mundo, realizado pelo Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (Sipri), revela que o gasto militar na América Latina aumentou 61%. Entre os latino-americanos, o Paraguai lidera a lista dos que mais investiram em armamentos no último ano, como revela o estudo divulgado nesta segunda-feira (14). De 2012 para 2013, o país apresentou aumento de 33% em gastos, valor que mais do que dobrou nos últimos cinco anos. Na sequência vem Honduras, com aumento de 22%, seguida por Nicarágua e Colômbia, com 18% e 13%, respectivamente.

No último ano, a América Latina teve um aumento de 2,2% nos custos militares. O ritmo de gastos se desacelerou, segundo o informe, porque o Brasil reduziu os gastos em 3,9% de 2012 para 2013. Mesmo assim, está entre os 15 do mundo com maior despesa militar, ocupando a 12ª posição, o que significa o comprometimento de 1,5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo o Sipri, há uma tendência mundial de redução dos gastos militares, comandada pelos Estados Unidos, que diminuíram os investimentos em 7,8% com relação a 2012. Sozinho, o país representa 37% dos gastos mundiais para esse fim, ou US$ 640 bilhões.

Os países emergentes, no entanto, apresentam um movimento ascendente de gastos. De acordo com o instituto, tal situação pode ser resultado do crescimento econômico ou uma resposta às necessidades de segurança. Mas, o organismo pondera que, em alguns casos, pode se tratar de "um esbanjamento de ingressos de recursos naturais, domínio de regimes autocráticos, ou corridas armamentistas regionais".

Na América Latina, Paraguai e Colômbia revelam uma tendência de militarização justificada por conflitos internos com grupos armados como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o Exército de Libertação Nacional (ELN), na Colômbia, e o Exército Popular do Povo (EPP), no Paraguai.

Movimentos sociais

Nesse sentido, em agosto de 2013, o presidente paraguaio, Horacio Cartes, modificou a lei 1337/99 de Defesa Nacional e Segurança Interna que permite ao presidente utilizar o exército no combate a grupos armados sem declarar estado de exceção, como é determinado pela Constituição. A ação foi justificada pelo governo como sendo necessária para combater o EPP, que supostamente estaria em combate no interior do país.

A Frente Guasu, que reúne partidos de esquerda e movimentos sociais, critica a medida por considerá-la inconstitucional e abusiva, uma vez que brinda o presidente com poderes extraordinários. Organizações de direitos humanos no país consideram que a lei pode gerar abusos dos militares contra a população nas regiões onde o EPP supostamente atua.

Na Colômbia, o caráter bélico do governo é justificado pela guerra civil que dura mais de 50 anos. Em 2014, o orçamento aprovado para fins militares corresponde a 3,3% do PIB, maior do que os investimentos em educação, saúde ou habitação. Para integrantes de movimentos sociais, como a Marcha Patriótica, esses gastos voltam à sociedade em forma de repressão e brutalidade policial, como declarou Javier Calderón ao Semanário Voz, em 2013.

Para as Farc, que realizam um diálogo com o governo colombiano, em Cuba, para negociar uma saída para o conflito armado no país, a postura militarista do governo de Juan Manuel Santos revela "uma agenda de guerra" e não uma disposição à solução dos problemas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.