1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

uecubaCuba - Vermelho - Os 28 países que compõem a União Europeia estudam a melhor maneira de estreitar relações com Cuba. O objetivo é que a Europa conte com um novo marco da relação em 2015.


Os ministros de Relações Exteriores europeus preveem autorizar neste trimestre a Comissão Europeia a abrir o diálogo formal com as autoridades cubanas. A dimensão do acordo terá de ser pactuada com as autoridades cubanas, de cara muito receptivas a abrir as portas à Europa. Mas a prudência se impõe até o último momento.

A União Europeia adianta-se assim aos Estados Unidos, que declararam um bloqueio a Cuba em 1962. Nos últimos anos, os dois países começaram a normalizar alguns aspectos desse embargo – viagens de cubanos nos EUA a Cuba e remessas de dinheiro por parte dos que estão nos Estados Unidos, por exemplo –, mas nunca foram abertas negociações oficiais para o restabelecimento das relações ou o fim do embargo financeiro e comercial.

Contudo, a União Europeia é o principal investidor estrangeiro em Cuba e o segundo parceiro comercial (depois da Venezuela), com quase 2 bilhões de euros em exportações europeias para a ilha, segundo dados da embaixada espanhola em Havana.

As importações cubanas pesam muito menos (mais de 700 milhões anuais). O turismo também cria fortes vínculos entre os dois territórios: mais da metade das pessoas que visitam Cuba a cada ano são do bloco comunitário.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.