1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

j saraviaBolívia - Prensa Latina - O Ministério de Transparência da Bolívia reportou que durante o gerenciamento de 2013 foram ditadas 82 sentenças por corrupção e apreendidos 49 bens imóveis obtidos com dinheiro das ilegalidades.


Até o de agora em 2013, foram recebidas quando menos 3500 denúncias, explicou a vice-ministra de Luta Contra a Corrupção, Jessica Saravia. As acções contra a corrupção têm permitido ao país recuperar 117 milhões de dólares nos últimos meses.

O vice-ministério, dependente do Ministério de Transparência Institucional e Luta Contra a Corrupção, acompanhou o curso dos processos contra diferentes autoridades e servidores públicos envolvidos em acções que afetam os interesses do Estado, disse Saravia. Além disso, Saravia explicou que desde 2006 está em marcha a política de zero tolerância à corrupção.

Com a criação de mais de 240 unidades de transparência, Saravia destacou como estas unidades trabalham em conjunto com a polícia estatal e até com o exército, conseguindo sucessos com a população. "Um dos sucessos fundamentais é termos gerado políticas públicas através da cultura para chegarmos até a cidadania", disse.

Acrescentou que por causa destas e outras políticas, os bolivianos e bolivianas estão conscientes do seu papel na luta contra factos ilícitos, dentro de um marco preventivo.

Recordou que entre os casos de juízos por corrupção estão a sentença conseguida na contramão do ex-presidente da estatal Yacimientos Petrolíferos Promotores Bolivianos, Santos Ramírez, e o processo aberto contra a ex-ministra de Saúde Sonia Pólo. Também, agregou, está em marcha o processo contra o ex-vice-ministro de Média, Grande Empresa e Indústria Eduardo Peinado, por factos irregulares na construção da planta Papelbol que envolve um mínimo de 13 milhões de dólares.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.