1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

fraude hondurasHonduras - Vermelho - A Missão Sindical Internacional de Observação Eleitoral em Honduras, convocada pela Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas (CSA), e integrada pela CUT/Brasil, AFL-CIO/EUA, CNUS/República Dominicana, Força Sindical/Brasil, Convergência Sindical/Panamá, acompanhada por representantes do PT/Brasil e coordenada pela CUT/Honduras, diante dos resultados preliminares das Eleições Gerais realizada [em Honduras] no dia 24 de novembro, declara o que segue:


Existem graves evidências de uma fraude eleitoral em Honduras. Desde o começo das eleições, a missão sindical de Observação pode acompanhar as imensas filas de eleitores, a mobilização entusiasta das pessoas e a participação sem medo do povo. Isto foi possível graças ao trabalho do partido Libre, dos movimentos sociais de Honduras, entre eles o movimento sindical. Apesar do controle do processo e de suas regras estavam nas mãos das instituições controladas pelos partidos tradicionais e pelo golpismo, eles se submeteram ao processo eleitoral, em condições de total desigualdade e basearam sua estratégia na mobilização do povo para votar e vencer nas urnas os obstáculos e o clima de medo que o governo e seus aparelhos impuseram, acompanhando a votação com informações confiáveis em tempo real.

Durante todo o dia recebemos denúncias de diversas formas de manipulação e compra de votos, ameaças e outros atos de violência contra as testemunhas e os eleitores do LIBRE. A missão de observação recebeu informações sobre estes atos e alguns deles foram testemunhados por seus representantes, assim como pelas várias organizações internacionais aqui vindas para observar as eleições. Outras informações detalhadas de diferent5es fontes da sociedade civil podem ser encontradas neste link.

Logo depois de anunciados os últimos resultados pelo TSE/Honduras, com o cuidado de não falar em tendências definitivas, mas indicando uma preferência pela vitória do candidato da situação, Juan Orlando Hernández, do Partido Nacional, o Partido Libre declarou que não reconhece este ato e assinalou uma série de evidências em seu poder sobre a forma com que o TSE oculta um percentagem elevado de urnas e suas atas, que daria a vitória à candidata Xiomara Castro de Zelaya, e que aqueles resultados contradizem pesquisas de boca de urna e informações dadas por seus militantes de todo o país, resultados que dão uma vantagem a esta de 6% sobre o candidato situacionista. Por outro lado, o candidato Salvador Nasralla do Partido Anticorrupção (PAC) também manifestou reservas perante o resultado apresentado pelo TSE e não o aceitou.

Deve-se considerar que a embaixadora dos EUA se manifestou logo depois do último boletim do TSE e de modo muito ponderado declarou que estão apoiando o processo eleitoral para garantir sua transparência e um resultado que garanta a vontade dos eleitores, sem mencionar uma posição clara de apoio ou não ao resultado divulgado. Diante da insistência dos jornalistas, assinalou que era necessário esperar a reação dos partidos sobre a validade dos resultados.

Os companheiros da AFL-CIO têm apresentado desde que chegaram preocupação diante das denúncias apresentadas pelo Libre e outras fontes independentes através da missão. Ainda nesta segunda-feira (25) terão um novo encontro na embaixada, com a ideia de insistir na necessidade de ouvir os argumentos dos partidos que questionam o resultado do TSE.

Libre convocou para as 11 horas da manhã de hoje (25) uma coletiva de imprensa para anunciar as medidas que vai tomar, entre elas a impugnação do resultado eleitoral e que recorrerá a todas as instâncias possíveis para validar o triunfo de sua candidata. Conclamou todos os candidatos e militantes à mobilização e a se manterem em estado de alerta. É bom ressaltar que apesar dos incidentes e das atitudes hostis, como a militarização dos meios de comunicação independentes, até agora não há nenhum incidente violento que valha a pena destacar. Em geral a situação é tranquila, mas há muita tensão entre as pessoas.

A Missão Sindical ressalta sua preocupação diante das evidências de uma fraude eleitoral de grande escala em Honduras e se manifesta em favor de que se assegure um resultado que respeite a verdadeira posição do povo hondurenho.

Adverte que o não reconhecimento da vontade do povo poderia acarretar uma situação de maior tensão e violência à já crítica situação de instabilidade neste país. Expressa sua solidariedade com os movimentos sociais de Honduras, em especial com o movimento sindical, e lança um alerta sobre possíveis perseguições, ameaças e outros atos de violência contra os companheiros e ativistas sociais.

Tradução: Flávio Aguiar

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.