1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

181013 bolBolívia - RBA - Data lembra mortos na 'Guerra do Gás' de 2003, que culminou com a renúncia do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada.


O presidente boliviano, Evo Morales, e o vice-presidente Alvaro García Linera serão proclamados de forma oficial como candidatos do MAS (Movimento para o Socialismo) às eleições gerais de 2014.

O ato acontece no mesmo dia em que o país celebra o "Dia da Dignidade", pelos acontecimentos de outubro de 2003, quando na cidade de El Alto um levantamento popular culminou com a queda do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada.

Tanto o chefe de Estado como o presidente da Assembleia Legislativa Plurinacional contam com respaldo dos movimentos sociais e das organizações alinhadas com o MAS.

Em pesquisa divulgada nesta semana, Morales tem apoio de 60% da população boliviana. O líder boliviano pode concorrer por uma terceira vez graças a decisão judicial deste ano, que entendeu que o atual mandato, que começou em dezembro de 2009, é o que deve ser levado em conta para efeito de contagem de tempo.

Na chamada "Guerra do Gás", quando os habitantes de El Alto protestaram contra a exportação do combustível aos Estados Unidos por portos chilenos, mais de 60 pessoas morreram e 400 ficaram feridas. A extradição de Sánchez de Lozada, que fugiu na ocasião para os EUA, é pedida pela segunda vez. Em 2012, o governo norte-americano rechaçou o pedido por uma suposta imputabilidade entre as legislações dos países.

* Com informações da Radio del Sur


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.