1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

130927 moralesBolívia - Vermelho - O presidente da Bolívia, Evo Morales, propôs nesta quarta-feira (25), diante da 68ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a criação de um “tribunal dos povos” com o apoio de organismos internacionais para levar a julgamento o mandatário dos Estados Unidos, Barack Obama, por delitos contra a humanidade.


Para Evo Morales, Obama merecia o prêmio "Nobel da Guerra"

“É preciso constituir um tribunal dos povos com organismos internacionais e grandes defensores dos direitos humanos para começar uma demanda contra o governo de Obama”, declarou o chefe de Estado boliviano em sua participação.

Morales assegurou que, entre outros motivos, é preciso julgar o presidente norte-americano pelos delitos contra humanidade e reforçou seu argumento dizendo: “sigo convencido de que por trás de qualquer guerra de intervenção, o que fazem (os EUA) é se apropriar de nossos recursos naturais”.
O mandatário acusou o governo estadunidense de financiar o terrorismo. “Devemos processar os atos de terrorismo internacional, o financiamento do terrorismo, o confronto armado e os adversários", disse ele, que condenou também a espionagem dos EUA. “Como podem falar de democracia quando os serviços de espionagem violam os direitos humanos, não só dos governos anti-imperialistas, mas dos próprios aliados, dos cidadãos e até da ONU?”, questionou.

Morales respaldou ainda o mandatário venezuelano, Nicolás Maduro, pelo suposto bloqueio aéreo em Porto Rico, e criticou a posição militar norte-americana.

“Aqui não pode existir um dono do mundo”, insistiu ele, que afirmou ainda que a segurança norte-americana e a luta contra o terrorismo não podem se converter em pretexto para intervenções militares.

Para o mandatário, “o terrorismo não se combate com medidas unilaterais, mas com política social, tolerância religiosa, mais democracia, mais igualdade e educação”.

Em seu discurso, o presidente boliviano comentou a postura de Obama: “Me chamou a atenção o que disse quando assumiu o poder – que havia sido eleito para acabar com as guerras”. Morales confessou ainda o seu desencanto com a postura imperialista assumida por seu homônimo estadunidense: “agora estamos vendo todo o contrário, isso porque o prêmio Nobel da Paz no fundo é o prêmio ‘Nobel da Guerra’”.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.