1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

060913 guantanamodelongeCuba - GlobalVoices - [Elaine Díaz] Michael Parmly, ex-representante dos Estados Unidos em Cuba, sugeriu [en] ao presidente Barack Obama que a base militar de Guantánamo seja devolvida às autoridades da ilha.


Foto: Entrada da província de Guantánamo, Cuba. Ángel Baldrich

 A sugestão, junto a outras recomendações, compõe um relatório de 26 páginas ao qual a agência de notícias Reuters teve acesso e que será publicado no Fletcher Forum of World Affairs [en].

A negociação de um acordo com o presidente cubano Raúl Castro sobre a base naval poderia contribuir para o estabelecimento de uma relação direta com o governo e com os cidadãos cubanos, segundo considera Parmly, que atuou como Chefe de Missão da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana entre os anos de 2005 e 2008.

A maior parte dos prisioneiros de Guantánamo poderia ser transferida para penitenciárias em solo estadunidense, enquanto que os casos mais problemáticos poderiam permanecer na ilha, sugere Parmly.

Ainda segundo o diplomata, a base naval se trata de uma "anomalia histórica":

"As atuais tensões no Capitólio comprovam que seria uma escalada íngreme, contudo a tese de relatório é de que uma atitude ousada se faz necessária para Guantánamo, semelhante àquela decisão tomada em relação ao Canal do Panamá."

Tradução de João Miguel D. de A. Lima.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.