1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

020813 maduro combater corrupcomVenezuela - Opera Mundi - Ambas as manifestações acontecem em Caracas. Maduro convocou simpatizantes a "lutar e combater" a corrupção.


No próximo sábado (03/08), governo e oposição marcham pelas ruas de Caracas em manifestações sobre a corrupção na Venezuela. Enquanto o presidente Nicolás Maduro convocou a população em apoio ao governo na luta contra a corrupção, o candidato derrotado nas eleições, Henrique Capriles, chamou seus simpatizantes no mesmo dia, contra o governo, por considerar que a Assembleia Nacional tem agido com arbitrariedade e desrespeito constitucional contra o deputado oposicionista Richard Mardo, que perdeu a imunidade parlamentar esta semana.

“Vamos lutar e combater na rua”, disse Maduro, durante um conselho de ministros no Palácio de Miraflores. O chamado foi encabeçado pelo vice-presidente da Assembleia Nacional, Dário Vivas. “O povo venezuelano que é trabalhador e que é honesto nos chamou para ir dizer que as ruas não são dos corruptos. As ruas são do povo trabalhador, do povo honesto, que é a maioria neste país”, declarou Vivas.

Os protestos da oposição foram motivados depois de a Mesa Diretora da Assembleia ter solicitado ao Ministério Público que investigue denúncia de uso de recursos sem comprovação de origem envolvendo os deputados Richard Mardo, Juan Carlos Caldera e Gustavo Marcano, ambos do partido "Primero Justicia", que compõem a oposição no país. De acordo com a denúncia, os deputados deixaram de declarar a origem de recursos ao Fisco, para fazer campanha política. O deputado Mardo se defende das acusações dizendo que o dinheiro arrecadado era para "ajudar pessoas".

O presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello apresentou cheques emitidos por empresas contratadas por prefeituras ligadas ao partido Primero Justicia, que teriam sido usados por Mardo. Após as informações, o deputado Mardo teve a sua imunidade parlamentar revogada por maioria simples durante plenária realizada esta semana pela Assembleia. Os deputados denunciados são apoiados por Capriles. Ele disse que Mardo não cometeu “nenhum delito” e que os documentos apresentados contra ele são na realidade forjados. “Mardo nunca mexeu com um bolívar [moeda local] dos recursos públicos”.

A denúncia motivou a oposição que convocou os protestos para sábado. Capriles chamou seus partidários a protestar porque, segundo ele, a decisão de retirar a imunidade do deputado Mardo não obedeceu aos requisitos constitucionais.




* Com informações da Agência Venezuela de Notícias, Telesur e Agência Lusa

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.