1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

esteladasmanifestaçomPaísos Cataláns - Gara - [Tradução do Diário Liberdade] A sociedade catalã foi ontem em massa às urnas para participar em umas eleições que se apresentavam como históricas. As eleições eram convocadas pelo presidente, Artur Mas, poucas semanas após a multitudinária mobilização popular que se produziu com motivo do 11 de setembro, quando a demanda de independência se ouviu com mais força que nunca, e apesar das tentativas de alguns setores por desviar a atenção, a campanha esteve centrada no status futuro dessa nação. Partindo dessa premisa, pode dizer-se que as forças políticas favoráveis a que as catalãs e catalães possam decidir o seu futuro são claramente maioritários no Parlamento, um facto incontestável que deveria ser respeitado por quem faz questão de lhes negar esse direito democrático.


Mas quis patrimonializar a enorme demonstração que a cidadania catalã fez com motivo da Diada Nacional, mas os doze parlamentares que deixou no envite mostram que não conseguiu o seu objetivo. De Madrid, tanto políticos como meios de comunicação rapidamente trataram de fazer extensivo esse «falhanço» do líder de CiU ao conjunto do soberanismo, tratando assim de fechar uma ferida que sabem aberta, mas a verdade é que, à vista dos dados, a Catalunha acorda com um parlamento mais soberanista que o de ontem. Concretamente, mais independentista. Os resultados de ERC, que se situa como segunda força, e a forte irrupção da Candidatura d'Unitat Popular (CUP) indicam que os votantes fizeram uma aposta clara porque o seu país atinja a plena independência. Entre o original e a cópia, elegeram o primeiro.

Não só mais independentista, também mais de esquerda. Mas pensava que o caráter plebiscitário da contenda ia conseguir que a sociedade esquecesse a política económica e social que manteve nos dois últimos anos, mas equivocava-se por completo. Estas eleições indicam que na Catalunha soberanismo não é equivalente a CiU e que há possibilidade de articular, à sua esquerda, uma alternativa que conduza realmente a nação catalã para um cenário de plena liberdade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.